Um Perfume de Alfazema
Quem passou pelo Laboratório de Química durante as manhãs dos dias 7 e 8 de abril sentiu no ar um agradável aroma de alfazema. Uma mistura de essências cujo agradável odor perfumou o bloco B.
A iniciativa “Um perfume de Alfazema”, integrada no “Trilhar o Futuro”, destinou-se aos alunos do 4º ano do ensino básico, que foram convidados a visitar a Escola Sede do Agrupamento. Esta atividade consistiu na produção de um perfume artesanal de alfazema, usando material e técnicas de laboratório simples.
Ao todo, passaram pelo laboratório mais de uma centena de alunos do 4º ano de escolaridade, tal era a curiosidade de produzirem o perfume, que, depois, levaram em frasquinhos.
Além de aprenderem como se pode fazer um perfume artesanal, os alunos ficaram ainda a saber que a palavra ‘perfume’ teve a sua origem no latim “per fumum”, que significa através do fumo. Antigamente, os homens invocavam os Deuses através do fumo, queimando ervas que libertavam diversos aromas.
Pretende-se com este tipo de atividades promover o gosto pelas ciências e intensificar o interesse e a mobilização dos jovens em torno das disciplinas científicas, que podem ser criativas e divertidas e que estão presentes no quotidiano.
Entre os comentários deixados pelos alunos, alguns enchem-nos de satisfação por todo o trabalho desenvolvido: “A Química é fixe!”; “Foi extraordinário!”; “Hoje, foi um dia muito feliz na Escola!”.
No final, ficou-nos a satisfação de um dia bem passado e de ver nos rostos dos nossos alunos sorrisos tão doces como o aroma que ficou no ar!
Ana Maria Tavares,
Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais