jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

UBUNTU

Capacitação de crianças e jovens como agentes de mudança

     No passado ano letivo, o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira iniciou a implementação da metodologia Ubuntu, um modelo de educação não formal que visa o desenvolvimento de competências socioemocionais, como autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço. O objetivo desta iniciativa é capacitar crianças e jovens para se tornarem agentes de mudança ao serviço das suas comunidades.

     O processo teve início com a formação de docentes e técnicos nesse tipo de metodologia, que, posteriormente, foi aplicada durante a semana Ubuntu, envolvendo alunos dos 1.º e 3.º ciclos, bem como do ensino secundário.

     Este ano letivo, a iniciativa ganhou um novo impulso para a criação do Clube Ubuntu, que tem como principal objetivo, escolhido pelos próprios alunos, levar os valores desta metodologia à restante comunidade escolar. Neste contexto, em dezembro, o lema Ubuntu, “Eu sou porque tu és”, inspirou a realização dos “Intervalos Ubuntu” nas Escolas Sá Couto e Manuel Laranjeira, promovendo momentos de reflexão e partilha: no dia 16, com a “Árvore do Autorreconhecimento”, promoveu-se a reflexão sobre “o que valorizo em mim”; no dia 17, “o que agradeço” foi colocado na “Árvore da Gratidão”; e no dia 18, com a “Árvore dos Desejos”, a comunidade foi convidada a pensar no que “sonho conseguir”.

     A comunidade escolar foi convidada a participar, deixando testemunhos nestas árvores simbólicas.

     Destaca-se ainda, em dezembro, a participação das turmas 8º H e 11º F no Ubuntu Fest e, já em 2025, em janeiro, no dia da Visita Pastoral do Sr. Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Roberto Mariz, a “Árvore da Gratidão” foi retomada, reforçando a importância do reconhecimento e da valorização do próximo.

     O projeto Ubuntu continuará a ser desenvolvido no Agrupamento, com novas iniciativas que visam promover o bem-estar e fortalecer os laços comunitários dentro do ambiente escolar.

Constantina Rosa, educadora social, Paula Nunes, docente de Geografia,
e Teresa Jesus, psicóloga
podes gostar também