jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Receção aos Alunos – Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira

     No mês de setembro iniciou-se mais um ano letivo e o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, mais uma vez, recebeu com satisfação todos os seus alunos. Contudo, os alunos dos anos iniciais de Ciclo tiveram direito a uma receção especial.

     Assim, os alunos do 10º, 7º e 5º anos foram recebidos no Polivalente da escola sede pelo Diretor do Agrupamento, Dr. Vítor Oliveira, que exortou os alunos ao trabalho, ao respeito e à colaboração com todos os membros da comunidade educativa. Mencionou ainda os projetos do Agrupamento para o presente ano letivo, nomeadamente na vertente de Cidadania e Desenvolvimento. Os alunos visionaram um pequeno documentário sobre o nosso patrono, Dr. Manuel Laranjeira, como referência à memória histórica da nossa escola e exemplo de árduo trabalho. Já o Presidente do Conselho Geral, Dr. Domingos Sousa, aproveitou a ocasião para dar a conhecer a importância deste órgão na gestão do Agrupamento e apelar ao envolvimento dos alunos na eleição do representante dos mesmos para este Conselho.

     De seguida, os alunos foram organizados por turma e encaminhados pelo respetivo Diretor de Turma e alguns secretários para as diversas atividades programadas, como a visita à Biblioteca Escolar, onde, com o mote “ler é ganhar asas para o Mundo”, a coordenadora, Dra. Manuela Lima, leu um excerto da obra do autor Rubem Alves: “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo”. Também dialogou com os alunos, ofereceu um marcador de livros a cada um e terminou convidando-os a tirar uma foto de turma junto da montra da Biblioteca, para memória futura.

     Depois, passaram pelo Pavilhão gimnodesportivo onde ouviram uma pequena preleção sobre o Desporto Escolar, considerado, ao nível da formação de jovens, “o maior clube de Portugal”, nas palavras do professor Tiago Pereira. Por fim, todos os alunos tiveram o prazer de provar uma fatia de bolo e beber um sumo, confecionado e servido pelos alunos e professor Jorge Fonseca, do curso de Restauração e Bar.

     Na Escola Básica de Guetim, o projeto “Receção às crianças” iniciou-se com os muros da escola decorados com balões coloridos e uma grande faixa com as palavras “Bem-vindos”. Uma das atividades organizadas foi baseada nos livros O monstro vai à escola e O monstro das cores, de Anna Llenas. Foi lida a história e assistiu-se a um teatro de fantoches, na biblioteca, associado à simbologia dos monstros das cores: o monstro rosa (amoroso), o monstro vermelho (raiva), o monstro amarelo (alegria), o monstro verde (calma), o monstro preto (medo), e o monstro azul (tristeza). Assim, as professoras puderam desmontar os medos e as crianças perceber que estes sentimentos são comuns, fazem parte da nossa vida e que, portanto, os podem exprimir naturalmente. Seguiu-se um convívio entre turmas, com variados jogos disponíveis no recreio: basquetebol, golfe, tiro ao alvo, arco e flecha e raquetes. No dizer das professoras do 1º ciclo “Iniciou-se, assim, um ano letivo com partilha, alegria e articulação”.

     Na Escola Básica de Anta, as crianças foram recebidas com a frase “A tua aventura começa hoje…” e foram convidados a pintar um grande painel de vidro, na entrada da escola, para interagirem com todos os elementos da comunidade educativa. A composição plástica foi realizada com a aplicação da técnica de pintura com guache. Esta atividade foi organizada pela equipa de coadjuvação entre Educação Artística e Artes Visuais, incluindo a professora Graciete Pinto. Os desenhos escolhidos foram borboletas, joaninhas e pássaros, como que a transmitir às crianças a máxima “O saber dá-te asas”.

podes gostar também