jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Projetos Internacionais E-Twinning no AEML

     Pelo segundo ano consecutivo, neste ano letivo de 23/24, o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira lançou-se em novos projetos ETwinning.

     Tratando-se de uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia, cujo principal objetivo é criar redes de trabalho colaborativo entre escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns assentes numa identidade europeia partilhada, os Projetos ETwinning são possibilidades de abertura a espaços de aprendizagem em colaboração com outros alunos e professores europeus.

     Dispondo de um Portal que congrega uma das maiores comunidades de escolas da Europa, esta plataforma é um espaço seguro para o desenvolvimento de dinâmicas que convocam as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e promovem a educação inclusiva, dando a todos os atores educativos a oportunidade de aprenderem uns com os outros e partilharem ideias, práticas e saberes.

     Foram onze os projetos desenvolvidos ao longo deste ano letivo

     1- Recri@rte – Tendo como referências grandes mestres da arte, nacionais e internacionais, de diversas correntes artísticas, as docentes Susana Ferreira e Helena Lopes desafiaram as suas turmas do 1º ciclo a dar asas à sua imaginação e criar objetos artísticos a partir da reutilização de materiais, trabalhando competências no âmbito da Cidadania e da Ecologia.

     2- Ever Green Future – Na promoção da educação para a cidadania responsável, os docentes Aurea Rodrigues, Maria Isabel Moreira e Mário Correia desenvolveram atividades promotoras da educação ambiental e sustentabilidade urbana com os alunos das turmas 12º A e 8º D em intercâmbio com alunos da Turquia, Polónia e Sérvia.

     3- Plogging Challenge Portugal – Sob a orientação das docentes Celeste Pedrosa e Graça Pereira, os alunos das turmas 8º D, 8º E, 8º G,11º H e 12º H envolveram-se em   atividades físicas ao ar livre (caminhada e/ ou corrida), promotoras da saúde e bem estar físico e mental com recolha de materiais e lixo ao longo do percurso.

     4- Barrier Free Recycling – Assente nos princípios da inclusão e da sustentabilidade, este projeto, liderado pela docente Ilda Peralta e a educadora social Constantina Rosa bem como por docentes de diferentes escolas da Turquia, pretendeu dotar alunos com Medidas Adicionais de consciência ambiental, transmitindo-lhes a mensagem de que o “lixo” pode ser transformado em objetos funcionais.

     5- We also play traditional games – Neste projeto, liderado pelas docentes Ilda Peralta e Ana Paula Reis e pela educadora social Constantina Rosa, em articulação com professores de diferentes escolas da Turquia, alunos de diferentes turmas foram desafiados a jogar à macaca, à corda e ao lencinho e a outros jogos tradicionais, sendo estes uma ferramenta essencial no desenvolvimento de dinâmicas sociais e interpessoais.

     6- Equal, No Matter How Different – Com o objetivo de promover os valores da liberdade, da democracia e da igualdade, os alunos do 9º A e as docentes Áurea Rodrigues, Isabel Aluai e Josefina Rocha, em articulação com escolas da Grécia, Itália e Turquia, abordaram temas como a igualdade de género e a inclusão de migrantes, celebrando as diferentes nacionalidades e culturas presentes nas suas escolas, através de diferentes representações artísticas.

     7- Todos Diferentes, todos Iguales – Os alunos do 7º B e as docentes Cláudia Pinto e Josefina Rocha desenvolveram um projeto de intercâmbio cultural com a Turquia, com alunos de várias nacionalidades, em que o objetivo principal foi a sensibilização para a diversidade cultural e para a diferença.

     8 – Well-being at school – Neste projeto, os alunos das turmas 9º C e 9º F, orientados pelas docentes Emília Vieira e Marina Coelho, refletiram sobre a importância do bem-estar na escola para um melhor clima de aprendizagem com relacionamentos positivos e sentimento de pertença.

     9 – Isometries in real life – Os alunos do 8º H com a sua professora de Matemática, Susana Castanheira, e alunos da Eslováquia aprenderam a utilizar a plataforma Scratch para criarem isometrias a partir de fotografias recolhidas da cidade onde vivem e, assim, aprenderem os conceitos de rotações, translações e/ou simetrias.

     10- My Little Town – Neste projeto dinamizado pela docente Patrícia Brandão e a turma 10º G, dez países lançaram-se no desafio de apresentar cidades pequenas, suas características, necessidades e desafios.

     11- El futuro y yo – Os alunos das turmas 9º B e 9º C, sob a orientação da docente Cláudia Pinto, lançaram-se num projeto a pensar no futuro juntamente com alunos de uma escola de França. Utilizando programas de Inteligência Artificial, abordaram as profissões do futuro e partilharam ideias e interesses que poderão ser úteis em breve.

     O ano letivo 2023/24 foi, assim, um ano rico em experiências e partilhas. Acreditando que ainda há muito por descobrir, convidamos toda a comunidade escolar a participar em novos projetos no próximo ano letivo, ampliando estas valiosas experiências educativas.

 

Celeste Marques, coordenadora dos projetos internacionais (eTwinning e Erasmus+)
podes gostar também