jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

“PORTUGAL NUMA CANÇÃO”

     No dia 26 de abril, pelas 11h, decorreu no Polivalente da Escola Sá Couto uma atividade alusiva à Comemoração do 25 de abril, designada “Portugal numa canção” dirigida aos alunos do 4º ano dessa unidade orgânica.

A abertura foi realizada pelos alunos Rubi Pereira, Adonai Chaib, Afonso Costa, Bernardo Santos, Érica Pereira, Gabriel Costa, Léo Gomes, Nyah Avelino e Tomás Fernandes, todos do 5º D.

 De seguida, Maité Rosa e Miguel Granja (do 5º E) e Constança Silva e Gustavo Almeida (do 5º F) declamaram alguns poemas.

     Durante este evento tivemos ainda dois momentos musicais coreografados, um referente ao Portugal de antes do 25 de abril, com uma música interpretada por Amália Rodrigues – “Uma casa portuguesa” –  e dançada pelas alunas Maria Soares (do 5º D) e  Flor Paquete (do 4º C), acompanhadas pelos alunos João Fundevila, Rita Prazeres, Mafalda Sousa, Nilton Costa e Rodrigo Azevedo (do 5ºD). O segundo momento teve por base a canção dos nossos dias, de Carolina Deslandes – “A saia da Carolina” – e foi   dançada pela aluna Rita Prazeres (do 5º D), acompanhada por João Fundevila, Maria Soares, Mafalda Sousa, Nilton Costa, Rodrigo Azevedo (do 5ºD) e Flor Paquete (do 4º C). Ainda neste contexto, ao som da música de Carlos Paredes, foi projetado num ecrã gigante uma síntese com texto e imagens alusivas ao período da ditadura, face às quais foram tecidas várias considerações pelas docentes intervenientes, num intercâmbio e em diálogo com os alunos do 4º ano.

     Como cenário, foi montada uma mesa representativa de uma “Casa Portuguesa Tradicional” e uma exposição organizada pela professora Manuela Baptista, com os trabalhos dos alunos do 5º ano, das turmas D, E, e F.

     Esta iniciativa proporcionou a todos os envolvidos um momento de partilha, de cooperação e de formação de uma consciência cívica e democrática, crucial para o desenvolvimento integral dos alunos e para a sua participação ativa e informada na sociedade de que fazem parte. Todos deram o seu melhor e desenvolveram com empenho, dedicação e brio as suas funções. Destaca-se ainda o contributo da professora de ballet, Carolina Baptista, que se disponibilizou para coreografar e ensaiar os nossos alunos.

     Agradecemos ainda aos Assistentes Operacionais da Escola pela sua colaboração e a todos os demais intervenientes nesta atividade.

     Terminamos com o lema deste evento que deverá ser sempre recordado e defendido por todos: “Amar abril sempre …”.

 

Adelaide Martins (elemento da Biblioteca Sá Couto) e
Manuela Baptista (professora de História e Geografia de Portugal),
as organizadoras da atividade
podes gostar também