Foi inaugurado, na Escola Sá Couto, um painel de azulejos alusivo aos 50 anos do 25 de Abril, elaborado pelos alunos das turmas de 3.º ano, apoiados pelas suas professoras e por dois experientes e talentosos artesãos, Elvira Gonçalves e António Moreira.
As crianças brilharam ao realizar este belo projeto de artesanato. Na verdade, transformaram simples azulejos numa verdadeira obra de arte que, para além da clara referência à Revolução dos Cravos, faz alusão a Espinho e à sua tradição na Arte Xávega.
O projeto “50 anos da Revolução” foi uma oportunidade única para os alunos explorarem a sua habilidade manual, enquanto aprendiam com os mestres artesãos as técnicas de pintura de azulejos. Desde a conceção até à conclusão, todos demonstraram um incrível comprometimento e entusiasmo.
Os artesãos compartilharam os seus conhecimentos e técnicas especializadas, inspirando os alunos a superarem desafios e a alcançarem novos patamares de realização pessoal. A sua generosidade e dedicação foram fundamentais para o sucesso do projeto, deixando uma marca indelével nos corações e nas mentes de todos os envolvidos.
Além disso, o projeto, concretizado no belo painel em azulejo, ficou com uma representação visual duradoura, marcante e simbólica sobre a liberdade e os ideais da Revolução de Abril. Nesta obra, um total de 50 cravos emerge da rede de pesca, simbolizando os 50 anos de Abril. Na proa do barco, a palavra “Liberdade” está gravada, enquanto no painel, ao redor, são exibidos alguns ideais associados à Revolução.
O resultado final do projeto impressionou não apenas os participantes, mas também a comunidade em geral, demonstrando o talento e a habilidade dos jovens alunos, bem como a riqueza do património artesanal da nossa região. Na sua inauguração, os alunos de 3.º ano entoaram uma canção que nos remete para a importância da Revolução, sendo nomeada por Sophia de Mello Breyner como “A Madrugada que eu esperava”. Terminaram com a declamação do poema de Raul Minh’Alma, “Sobre a Liberdade”.
Este projeto exemplar é um testemunho do poder da educação e da colaboração, capacitando os jovens a explorarem novos horizontes e a contribuírem de forma significativa para o nosso mundo. Parabéns aos alunos, professores e artesãos envolvidos pela sua conquista inspiradora!