jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

O 25 DE ABRIL EM GUETIM

     No dia 25 de Abril de 1974, Portugal viveu um momento histórico que marcou o fim de um regime autoritário e o início de um período de transição para a democracia. Este ano, comemorámos os 50 anos da Revolução dos Cravos, um marco importante na história do nosso país. O município de Espinho e o agrupamento Manuel Laranjeira desempenharam um papel fundamental na celebração e na reflexão sobre este dia, através de iniciativas educativas e culturais, promovendo assim a memória e os valores associados à liberdade, à democracia e à participação cívica.

     O nosso agrupamento dinamizou projetos pedagógicos que realçaram o significado histórico da Revolução dos Cravos e incentivaram a reflexão crítica sobre os direitos e deveres dos cidadãos numa sociedade democrática. Este aniversário do 25 de Abril foi vivido com os objetivos de preservar a memória coletiva, de fortalecer a identidade nacional e de promover os valores democráticos nas gerações mais jovens. Sabemos que é através da educação e da cultura que se perpetua o legado deste momento histórico e se garante a continuidade dos ideais de liberdade, igualdade e justiça que inspiraram a Revolução dos Cravos.

     Deste modo, também a Escola Básica de Guetim vivenciou e comemorou esta data com todas as turmas do 1º ciclo e do pré-escolar que integram este estabelecimento. No dia 24 de abril todas as turmas e grupos cantaram a “Grândola Vila Morena” em uníssono e foi inaugurado o mural relativo a esta data. Nesse dia, a EB de Guetim vestiu-se com as cores do 25 de Abril.

     Viva a DEMOCRACIA, viva a LIBERDADE!

Fátima Ferreira, coordenadora de estabelecimento
podes gostar também