eTwinning: o Agrupamento internacionaliza-se
O AEML além fronteiras através de projetos internacionais eTwinning
No ano letivo 22/23, o Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira teve a honra de participar em diversos projetos internacionais que têm enriquecido a experiência dos alunos, fortalecido as suas competências e promovido o intercâmbio cultural e linguístico. Estas colaborações envolveram escolas de diferentes países europeus.
O projeto “Correspondances”, da responsabilidade da professora Celeste Marques, uniu alunos de Portugal, Itália e Grécia com o objetivo de incentivar o intercâmbio cultural e linguístico entre países que estudam francês como língua estrangeira. Os alunos exploraram temas relacionados com geografia, cidades, meio ambiente, tradições e gastronomia dos países envolvidos.
Outro projeto relevante denominado “Wozu brauchen wir Weihnachtsbräuche?“, levado a cabo pela professora Isabel Aluai, envolveu alunos portugueses, gregos e polacos, promovendo o intercâmbio cultural entre países que estudam alemão. Os alunos compararam tradições de Natal e realizaram atividades em língua alemã. A turma ainda desenvolveu outro projeto denominado “School Friends”, promovendo e partilhando fotos e vídeos, bem como descrições das escolas e sistemas educativos de cada um dos países participantes: Alemanha, Itália, Roménia, Sérvia, Turquia e Polónia.
O projeto “La vida en pasado“, coordenado pelo professor Júlio Martins, desenvolveu hábitos e estilos de vida do passado. Nesta interação entre Portugal e Itália, concretizada com dramatizações, foi utilizada a língua espanhola.
Além disso, o projeto “Mind and Intelligence Games in Special Education”, da responsabilidade da professora Ilda Peralta e que envolveu alunos com adaptações curriculares significativas, contou com a parceria da Turquia e promoveu o raciocínio e a resolução de questões práticas.
Por fim, o projeto “So Close, No Matter How Far“, orientado pela professora Áurea Rodrigues, permitiu a alunos de Portugal, Espanha, Grécia, Turquia e Roménia explorar culturas, gastronomia e tradições, bem como desenvolver competências linguísticas em inglês.
Esses projetos têm enriquecido a experiência dos alunos, promovendo uma visão alargada do mundo e desenvolvendo competências interculturais e linguísticas.
Por fim, destacamos o reconhecimento da excelência dos projetos desenvolvidos com selos de qualidade nacionais e europeus, bem como o selo Escola eTwinning. Estes sucessos destacam os primeiros passos da internacionalização do AEML.
O Agrupamento está empenhado em expandir as oportunidades de intercâmbio cultural e educacional, envolvendo mais alunos e parceiros externos. Assim, esperamos, no futuro, ver crescer estes projetos.
Pela equipa dos projetos internacionais do AEML
Celeste Marques, Delegada de Francês e
Coordenadora dos projetos internacionais (eTwinning e Erasmus+)