ERASMUS+ EM ITÁLIA:
UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA
A nossa experiência de Erasmus+, na modalidade de Jobshadowing, em Arezzo, Itália, foi uma semana muito enriquecedora, tanto educacional como culturalmente. Fomos recebidas no Instituto Francesco Severi, onde toda a experiência foi organizada pelo Maestro Riccardo Ricceri. Aprendemos e aprimorámos competências relevantes para o nosso desenvolvimento profissional, especialmente em áreas prioritárias como a inclusão, a diversidade e a sustentabilidade ambiental, mas também nas mais simples dinâmicas metodológicas diárias em sala de aula.
Observámos práticas educacionais diferentes das nossas, envolvendo a gestão de tempos livres, a organização de espaços e a inclusão de alunos com necessidades especiais. Partilhámos também algumas das nossas metodologias, resultando numa troca enriquecedora de ideias.
Para além da observação de aulas do 1º ciclo do Ensino Básico, participámos ativamente em vários projetos escolares. A experiência permitiu-nos adquirir competências em métodos de ensino inovadores, em estratégias de incentivo ao pensamento crítico, na valorização da arte e em práticas de educação inclusiva e multicultural.
A imersão cultural foi outro fator importante, tendo incluído visitas a museus, a locais históricos e a outros pontos de interesse, que aprofundaram a nossa compreensão da rica herança de Arezzo.
Em conclusão, esta experiência foi de grande valor e este projeto Erasmus+ destacou a importância de intercâmbios para o crescimento profissional de educadores em geral e, consequentemente, para o desenvolvimento global dos alunos. Esta mistura de desenvolvimento profissional e exploração cultural inspirou-nos, levando-nos a refletir sobre as nossas práticas e a considerar novos métodos para aplicar no agrupamento.