Erasmus+, em Istambul, entre a Europa e a Ásia
Depois das aulas acabadas, a 5 de julho, partimos rumo a Istambul. Estávamos inscritas no curso Managing a Diverse Classroom: Facing Upcoming Chalenges, dinamizado por uma professora grega, Cynthia Rodopoulou e queríamos conhecer uma cidade que se divide entre dois Continentes.
O curso decorreu ao longo de uma semana, sempre de manhã, deixando-nos as tardes para visitarmos os grandiosos monumentos da cidade, tanto do lado europeu como do asiático. Na sala de aula, falava-se de multiculturalismo, inclusão, integração e democracia, entre outros, com colegas professores de Guimarães (em Portugal), Catalunha e Andaluzia (em Espanha) e Polónia. Nesta semana, a identidade europeia e os seus valores nortearam o nosso trabalho, sempre fundamentado na partilha de experiências e também na recolha de materiais que a professora ia fornecendo. Pusemos em prática diversas dinâmicas que pretendem fomentar a inclusão, o acolhimento, a diversidade e a noção de pertença.
Relativamente à nossa imersão numa cidade que congrega tantas culturas e povos de todo o mundo, começámos pela Cisterna da Basílica e pela Mesquita Azul.
Viemos de coração cheio, no dia 15 de julho.