jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

ERASMUS + em Florença, Itália

     O AEML voou mais uma vez até Itália, para o curso de formação intitulado “Integrating Creativity and Innovation into Teaching”, com as professoras Helena Lopes, Isabel Cruz e Susana Ferreira. Para além do AEML, fizeram parte deste curso duas professoras da Eslováquia e uma da Hungria, o que permitiu um valioso intercâmbio de ideias e práticas.

     Durante o programa, foram exploradas metodologias e estratégias inovadoras e criativas que podem ser aplicadas em ambiente escolar para envolver e motivar os alunos. Assim, alguns dos conteúdos abordados foram:

     Importa referir que Florença, com o seu rico património cultural e artístico, foi o cenário perfeito para esta imersão em criatividade. As visitas a museus, galerias e pontos históricos, não só enriqueceram o nosso conhecimento cultural, mas também serviram como fonte de inspiração para a aplicação da arte e da história nas diferentes disciplinas.

     Além disso, a vivência numa cidade tão vibrante e culturalmente rica como Florença contribuiu para o desenvolvimento de uma visão mais ampla e globalizada sobre o ensino. A troca cultural com colegas de outros países e a adaptação a um novo ambiente educacional fortaleceram as nossas habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para um educador no século XXI.

     Esta participação na mobilidade Erasmus+ proporcionou uma série de benefícios que terão um impacto significativo na vida profissional e pessoal dos elementos envolvidos. Por meio desta mobilidade e do intercâmbio existente, o programa contribui para valorizar ainda mais a educação, a  tolerância, o respeito e o desenvolvimento intercultural e linguístico, conectando o AEML à Comunidade Europeia.

     Estamos entusiasmadas em aplicar, na nossa escola, os conhecimentos e as técnicas adquiridas nesta formação, promovendo um ambiente de aprendizagem que estimule a criatividade, a inovação e o pensamento crítico entre os nossos alunos.

 

Helena Lopes e Susana Ferreira, professoras do 1º ciclo;
e Isabel Cruz, professora de Inglês
podes gostar também