jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Equal, No Matter How Different

     No ano em que comemoramos 50 anos do 25 de Abril, a turma A do 9º ano participou no projeto eTwinning “Equal, No Matter How Different”, que teve como objetivos promover os valores da liberdade, democracia e igualdade.

     Este projeto foi desenvolvido em parceria com escolas da Grécia, Itália e Turquia e resultou da articulação interdisciplinar nas disciplinas de História, Educação Visual, Educação Física, Inglês e Alemão. Ao longo do ano, foram trabalhados dois temas: igualdade de género e inclusão de migrantes.

     No âmbito do primeiro tema, os alunos abordaram a luta pelos direitos das mulheres nas últimas décadas, assim como os feitos por elas alcançados em diferentes áreas. Deste trabalho resultaram dois e-books. Um deles, elaborado com a colaboração dos parceiros europeus, abordou a luta pelos direitos das mulheres. O segundo, fruto do trabalho exposto na escola sobre mulheres notáveis, culminou numa reunião online com os colegas parceiros, na qual os alunos tiveram a oportunidade de partilhar e aprender sobre as mulheres notáveis dos países envolvidos no projeto.

     Quanto ao segundo tema – multiculturalismo e inclusão –, os alunos celebraram as diferentes nacionalidades e culturas presentes nas suas escolas por meio de diversas representações artísticas. Estas incluíram a criação de um mural de azulejos representativo dos valores da democracia, igualdade e inclusão, bem como a apresentação de uma dança multicultural que representou as nacionalidades presentes na turma.

     Toda essa dinâmica permitiu aos alunos uma maior consciencialização e o desenvolvimento do pensamento crítico em relação a essas temáticas sociais, além de possibilitar o trabalho colaborativo com parceiros europeus, promovendo competências interculturais. Também estimulou a criatividade na realização das atividades de um projeto multidisciplinar e aprimorou competências de comunicação em língua estrangeira.

     A participação em projetos internacionais é sempre uma mais-valia para os alunos e contribui para o desenvolvimento das competências do século XXI.

 

Áurea Rodrigues, professora de Inglês,
Isabel Aluai, professora de Alemão
e Josefina Rocha, professora de História
podes gostar também