O exercício “A Terra Treme”, que este ano se realizou no dia 9 de novembro, é uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples, que os cidadãos devem adotar em caso de sismo.
Este ano, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, a iniciativa, inserida nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, direcionou a sua atenção para um público mais infantil.
Assim, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Espinho, em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, realizou uma atividade mais abrangente na Escola Básica de Paramos, do Agrupamento de Escolas Manuel Gomes de Almeida, à semelhança da que já tinha sido realizada no Agrupamento de Escolas Manuel Laranjeira em anos anteriores.
Entretanto, nas escolas do nosso Agrupamento, os alunos puderam assistir a um pequeno vídeo explicativo dos passos a seguir no caso de a terra tremer: Baixar, Proteger, Aguardar. Depois, precisamente no minuto definido para o exercício a nível nacional, todos puderam pôr em prática estes simples passos que salvam vidas.