Capacidade de organização e trabalho colaborativo:
O segredo do sucesso da Mostra Formativa
No dia 21 de abril, em sessões dirigidas a alunos e pais, realizou-se no polivalente da Escola Dr. Manuel Laranjeira a Mostra Formativa dos cursos Científico-Humanísticos e Profissionais, organizada pela Direção e pela equipa do Serviço de Psicologia e Orientação, dirigida pela psicóloga Dr.ª Teresa Jesus.
Mais uma vez, foram atingidos os objetivos desenhados: a divulgação da oferta formativa do Ensino Secundário, a valorização dos diferentes cursos e das correspondentes opções formativas, a promoção de uma tomada de decisão sustentada e informada e, por fim, o envolvimento dos pais na tomada de decisão relativa aos percursos formativos dos seus educandos.
Os destinatários da Mostra incluíam os alunos dos 8º e 9º anos (com visita agendada) e do 10º ano (com visita livre), bem como os respetivos encarregados de educação, no dia das reuniões de pais com os Diretores de Turma, reuniões essas presenciais e que desde o início da pandemia já não se realizavam. O documento, entregue aos alunos visitantes, favoreceu uma postura mais ativa da sua parte no decurso da visita.
Destacou-se a elevada qualidade dos “stands” e o seu aspeto visualmente apelativo, graças ao trabalho colaborativo de docentes, delegados de grupo e coordenadores de departamento, que, com o seu empenho e criatividade, os construíram, bem como a presença permanente de docentes e alunos nos “stands”, sendo notórios o empenho e a entrega de todos. É de destacar a disponibilização do mobiliário e equipamento solicitado, por parte dos funcionários, sob coordenação da D.ª Arminda, chefe dos assistentes operacionais. Há ainda que realçar o elevado número de alunos visitantes (num total de mais de 600) bem como o exemplar comportamento da grande maioria.
No próximo ano, tentar-se-á reduzir o número de pais presentes em simultâneo na Mostra, disponibilizando-lhes informação prévia sobre o seu objetivo.