Caminhada Literária Com Sophia de Mello Breyner Andresen
A inaugurar mais um ano letivo, no dia 30 de setembro, a Equipa das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira organizou uma Caminhada Literária pelo passadiço marítimo entre Espinho e a Granja. Nela participaram os professores bibliotecários da Rede Interconcelhia de Bibliotecas Escolares (RBE) de Entre Douro e Vouga, a Coordenadora Interconcelhia da RBE, Diretores do Centro de Formação do AVECOA e de Terras de Santa Maria, a representante para a Autonomia e Flexibilidade Curricular do Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis e representantes do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) de Santa Maria da Feira, Vale Cambra e Oliveira de Azeméis.
A caminhada contou também com a presença do diretor do agrupamento, Vítor Oliveira, que após as boas-vindas nos proporcionou uma lição de literatura sobre a vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen. Destacou qualidades desta poeta, enquanto tal, o seu caráter humanista, o seu apurado sentido de justiça e a sua dedicação na luta pela liberdade e pelo bem comum.
Acompanhados depois pela sua poesia e pelo gosto de ler, fizemos múltiplas e variadas experiências de leitura e revisitamos os lugares de Sophia: o mar, a casa, as dunas…
À chegada à Granja, houve um momento musical: dois jovens, Catarina Lima e Pedro Belinha, interpretaram o poema Liberdade numa composição de Miguel Jesus.
A atividade terminou com um almoço que encerrou com a “Cantata da paz” onde, mais uma vez, o grupo se envolveu de forma entusiasta.