jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Atividades do Clube de Ciência Viva

PARTICIPAÇÃO NAS MARÉS DE OPORTUNIDADES

O Clube de Ciência Viva elaborou um vídeo na plataforma Canva sobre mulheres notáveis na astronomia e também um cartaz. O vídeo foi apresentado nas Marés de Oportunidades e teve como objetivo comemorar o Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência. O cartaz resultou de um trabalho de pesquisa sobre as semelhanças e diferenças entre a Terra e a Lua.

CAÇA ÀS INVASORAS

   Os participantes do Clube realizaram uma visita à Praia do Marbelo para combater as plantas invasoras. Os chorões que se encontram na praia multiplicam-se com facilidade e prejudicam as plantas nativas das dunas. Por isso, fomos ajudar a arrancá-los. Estávamos equipados com luvas adequadas e registamos o momento com fotografias.

MICROBITS

   Para esta atividade, fomos trabalhar, na biblioteca da escola, com robôs, chamados Microbits. Os Microbits são pequenos robôs programáveis que podem realizar pequenas tarefas, como tocar música, fazer contas e mostrar um texto com luzes.

TRABALHO COM O SOLARSCOPE

   O Solarscope é um instrumento que permite observar o Sol de forma segura. A atividade consistiu em ver o Sol sem o olhar diretamente, pois o astro ficava projetado numa folha.

OBSERVAÇÃO NOTURNA

     No mês de novembro, organizamos uma observação noturna aberta à comunidade escolar. Durante a mesma, pudemos ver planetas, como Júpiter e Saturno, e a Lua. Alguns de nós explicaram aos espectadores o que estavam a ver. Além disso, mostramos algumas constelações com um apontador laser. Os momentos de que mais gostamos foram a observação dos anéis de Saturno, que nos envolviam numa realidade completamente distinta, e ver as crateras da Lua.

FESTA DAS ESTAÇÕES

   A comemoração da Festa das Estações foi realizada em dois momentos diferentes. A primeira etapa foi feita no primeiro dia de inverno e a segunda no primeiro dia de primavera. A atividade consistiu na marcação da extremidade da sombra de uma vara e, a partir desta, a marcação dos pontos cardeais. No próximo ano letivo, iremos pintar uma rosa-dos-ventos.

OLIMPÍADAS DA ASTRONOMIA JÚNIOR

   As Olimpíadas da Astronomia Júnior é um concurso em que nós participamos e que consistiu no preenchimento de questionários online. Embora não tenhamos ficado entre os 10 melhores, uma vez que algumas perguntas eram bastante complexas, achamos que foi uma experiência interessante e pretendemos repetir no próximo ano.

 

Afonso Lancha, Bernardo Pinho, Luan Costa, Tiago Martins, Vasco Monteiro e João Neves ,
Alunos do Clube Ciência Viva (8.º D)
podes gostar também