jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Aprender a programar

     No mês de abril, numa aula da disciplina opcional – API B, lecionada pela docente Maria José Álvares (uma das responsáveis do Clube Ciência Viva ML Spinae da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira), os alunos do 12ºB estiveram a preparar a interação e articulação que irão realizar nas três turmas do 4º ano da escola Sá Couto.

     Esta atividade foi possível graças à articulação com o Clube, que possui placas microbit GO2.

     Os alunos da turma decidiram autonomamente, e de forma colaborativa e reflexiva, as experiências que apresentarão aos alunos do 1º ciclo para aguçarem a curiosidade para as potencialidades da programação destes dispositivos. Os colegas mais novos terão a oportunidade de criar, nos seus próprios Kits informáticos, utilizando o simulador MAKECODE, atividades desenvolvidas por eles e experimentarem o resultado na hora, aprendendo a programar de forma simples, divertida e lúdica, com um dispositivo apelativo, fácil de usar, interativo e extensível.

     De seguida, os alunos do 12ºano criaram guiões e definiram estratégias de ação.

     A aula foi bastante interativa, dinâmica e colaborativa, uma vez que foram debatidas, conjuntamente, estratégias e planos de ação que foram registados e partilhados por todos, como é possível ver nos registos fotográficos realizados em aula.

Maria José Álvares, professora de API B
podes gostar também