jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

1ª Edição do Concurso de Leitura Manuel Laranjeira

     No início do ano letivo, as escolas depararam-se com a ausência na programação do Plano Nacional de Leitura de uma das suas atividades mais emblemáticas e com maior participação dos alunos, o Concurso Nacional de Leitura. Esta decisão do Plano Nacional de Leitura constituiu uma desagradável surpresa para todos nós que nas escolas trabalhamos em prol da promoção do livro e da leitura e impeliu-nos a manter o concurso internamente, ao nível de agrupamento.

     Tendo em conta esta intenção, a equipa das bibliotecas escolares organizou o Concurso de Leitura Manuel Laranjeira, seguindo o modelo do Concurso Nacional de Leitura e tendo como destinatários os alunos do 1º (4ºano), 2º e 3º ciclos e ainda os alunos do ensino secundário e foi organizado em duas fases. A primeira foi dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen, assinalando-se assim os 20 anos da sua morte e enaltecendo-se também os valores de liberdade e humanismo presentes na sua obra, num ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução do 25 de abril. Nesta primeira fase participaram 220 alunos e foram lidas as seguintes obras: A Menina do Mar (1ºciclo); Os Ciganos (2ºciclo) Histórias da Terra e do Mar (3º ciclo) e Contos Exemplares (secundário).

     As primeiras provas escritas realizaram-se em fevereiro, tendo sido apurados três alunos por cada nível de ensino.

     Na segunda fase, os alunos foram desafiados a ler obras do autor Valter Hugo Mãe: As Mais Belas Coisas do Mundo, O Paraíso são os outros, Serei Sempre o teu Abrigo e A Minha Mãe é a Minha Filha. Nesta fase, os alunos efetuaram uma prova de palco constituída por um momento de leitura expressiva e por uma resposta a uma questão de argumentação. Aconteceu no dia 22 de maio, dia do Autor Português, e permitiu o apuramento do vencedor de cada nível de ensino. Neste dia, o auditório Maria Ricardo acolheu os alunos finalistas, pais, docentes e elementos da direção. Todos os participantes tiveram uma prestação de qualidade, sendo percetível o impacto das leituras realizadas.

     Os prémios atribuídos aos alunos vencedores foram patrocinados pelas Padarias Aipal. A todos os alunos apurados para a 2ª fase foi oferecido o livro selecionado para concurso, graças ao patrocínio da Porto Editora.

     É de assinalar ainda que a prova de palco contou com a presença e animação da contadora de histórias Virgínia Millefiori e com a atuação de um grupo de alunas da Academia de Dança Giselle, promovendo-se assim uma verdadeira festa em torno do livro e da leitura.

     Dado o sucesso desta 1ª edição do Concurso de Leitura Manuel Laranjeira, prometemos regressar no próximo ano letivo 24/25 com mais livros e mais leituras!

Manuela Lima, coordenadora das BE
podes gostar também