jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

‘World Read Aloud Day’

     No dia 2 de fevereiro, celebrou-se em todo o mundo o Dia da Leitura em Voz Alta. Há 13 anos que esta comemoração procura chamar a atenção para a importância de partilhar histórias e desafia os participantes a lerem em voz alta para uma audiência.

     O Agrupamento, mais uma vez, aderiu a esta iniciativa, promovendo um concurso de leitura em voz alta em língua inglesa. Os contos selecionados relacionavam-se com o mar, indo ao encontro do tema aglutinador “Escola Azul”. Os alunos do 3º ciclo debruçaram-se sobre The Birth of the Turtles, que relata o nascimento solitário das tartarugas e o caminho periclitante que percorrem até chegar ao mar. Este texto deu lugar a uma reflexão sobre a importância e o papel protetor da família. Quanto ao secundário, o conto selecionado – A Beach with a Surprise – tem como personagens principais um caranguejo aterrador (“CrazyClaws”) e uma menina que perdeu uma perna num acidente, remetendo para o tema da Inclusão.

     Os alunos prepararam a apresentação dos textos, recorrendo não só à leitura, mas também a animações, e enviaram os seus vídeos ao júri, constituído por três docentes de Inglês. Após avaliação cuidada, que teve como critérios correcção, pronúncia/entoação, expressividade e criatividade, o júri atribuiu o primeiro prémio na categoria 3º ciclo à aluna Mafalda Dias, do 9º G.

     mafalda_9G.mp4

     Quanto ao secundário, o primeiro prémio foi atribuído ex aequo ao par constituído pelas irmãs Carolina e Carlota Prats, do 10º B, e ao aluno Daniel Duarte, do 11º B.

     carlinalotaprats_10B.mp4

     B-Daniel 11º B.mp4

     Os prémios – livros em Inglês do Harry Potter – foram entregues aos vencedores pela Dra. Ana Gabriela, então presidente da CAP, e os vídeos vencedores foram disponibilizados na plataforma Teams.

     Todos os participantes receberam o respetivo certificado de participação neste concurso.

     Desejamos que os alunos continuem a manifestar este interesse pela leitura e pela partilha de histórias.

 

Áurea Rodrigues, Professora de Inglês
podes gostar também