jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Uma Horta Acessível a TODOS

     A ideia de participar no “Orçamento Participativo” surgiu no âmbito de Cidadania e Desenvolvimento e o projeto que a nossa turma apresentou vai ao encontro dos valores transmitidos pelo Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira, como a Igualdade, a Inclusão, a Diversidade, a Liberdade, a Interajuda e a Dignidade Humana.

     O projeto foi realizado no decorrer de dois anos letivos. Inicialmente, foi idealizado pela turma 11º G do ano letivo de 2021/22 e teve o apoio fundamental da Dra. Carla Carvalho. No entanto, este projeto só foi materializado no ano letivo atual, pela turma 12º F, com a chegada dos fundos do orçamento, e com a ajuda e colaboração da Dra. Maria João Cunha Gomes.

     Este projeto consistiu na elaboração de uma horta sustentável e acessível para todos os membros da comunidade escolar, com especial atenção para os alunos com necessidades especiais. A seleção do espaço foi discutida, tendo a turma chegado ao consenso de a instalar no jardim interior do pavilhão B, um local acolhedor e agradável e que permite o bom desenvolvimento das plantas cultivadas.

     Relativamente aos materiais utilizados, encomendamos duas hortas verticais de madeira divididas em seis espaços, duas enxadas, dois sacos de substrato universal, dois regadores e vários pacotes de sementes.

Como antes foi referido, este espaço foi pensado para incluir os alunos com necessidades motoras especiais e teve também como objetivo aprofundar a valorização do meio-ambiente e a necessidade de todos adotarmos um estilo de vida mais sustentável.

     Em suma, apesar do tempo demorado para a realização do projeto e das dificuldades encontradas, o mesmo encontra-se finalizado e pronto a ser útil à comunidade escolar.

     Queremos deixar um agradecimento a todos os envolvidos na realização do projeto e o desejo de que o mesmo ajude a diversificar as atividades escolares e a valorizar a igualdade, acrescentando, assim, valor ao nosso Agrupamento!

Eduardo Gomes e Francisco Pinto, alunos do 12º F
podes gostar também