Os alunos do 10º B escolheram para o seu trabalho de Cidadania e Desenvolvimento o tema da saúde mental.
A turma começou por visualizar um pequeno vídeo que estava na página do agrupamento e que havia sido realizado pela aluna Ana Rodrigues do Curso Profissional de Multimédia do ano letivo anterior. Depois a psicóloga Dra. Teresa Jesus veio à sala de aula falar, com mais profundidade, sobre o assunto.
Entretanto, a turma dividiu-se em cinco grupos de trabalho e foram escolhidos os subtemas: Transtornos alimentares e como os evitar; A melhor forma de encarar o futuro; O exercício físico; A música; As medicinas alternativas.
Para a sua elaboração, os alunos contaram com o apoio de vários professores da turma, aqueles que eles quiseram contactar.
No dia 5 de junho, a turma “mudou-se” para o auditório Maria Ricardo e foi aí que teve um dia de aulas diferente: às 8:15, uma professora de Ioga, Inês Costa, levou os alunos a movimentos de alongamento e de meditação, mostrando-lhes a importância de “parar” e de meditar para uma saúde mais integral; às 9:10, uma professora de música, Ângela Neves (mãe de um aluno da turma), “deu-lhes” música gravada e em direto do seu violino, falando das potencialidades da musicoterapia para a saúde de todos e de cada um; depois, às 10:15, os grupos apresentaram os resultados dos seus trabalhos, todos com muita qualidade; pelas 11:10, foi a vez de uma professora de dança, Fátima Mota, conseguir, com o som de uma valsa e os contributos dos alunos divididos em quatro grupos, pôr a turma a fazer uma coreografia ali inventada; finalmente, pelas 12:10, a psicóloga Mafalda Silva veio falar com os alunos sobre os recursos que o Serviço de Psicologia e Orientação disponibiliza para os ajudar a viverem as tarefas da escola de forma menos stressada.
No próximo ano, os alunos pretendem transformar estes trabalhos num filme que possa ser útil para os seus colegas do agrupamento.