Os desafios ganham a dimensão do que os braços decidem e se abrem para poder alcançar. “74:24 – o que cabe em 50 anos” foi o desafio que os alunos do 10.°A aceitaram para o seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento.
Encarando o tempo numa projeção para o futuro, registaram um retrato da sua contemporaneidade em pesquisas, poemas e reflexões sobre o desenvolvimento científico e tecnológico, os riscos e as potencialidades da inteligência artificial, a responsabilidade face às alterações climáticas e à (des)humanização das relações… Pretendeu-se um olhar consciente e crítico em volta e para dentro: para o que fazemos e o que somos na Escola e no Mundo; do caminho que temos trilhado e do que se deseja trilhar.
Fazendo da Escola um espaço de aprendizagem e alegria, os alunos guardaram textos, imagens e vídeos numa “cápsula do tempo” que enterraram no jardim interior da Biblioteca da Manuel Laranjeira. O enterramento decorreu na presença do Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Anta, dos Senhores Encarregados de Educação da Turma, do Senhor Diretor do AEML, da Senhora Coordenadora das Bibliotecas Escolares, dos Docentes da Turma e de todos os alunos, no dia 24 de abril de 2024, estando o reencontro marcado para o desenterramento daqui a vinte e cinco anos, a 26 de abril de 2049.