jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Experimentação Animal e Bioética

     Para a realização do projeto de Cidadania e Desenvolvimento, a turma 12º E elegeu o tema “Bem-estar animal e voluntariado”.

     Numa primeira iniciativa, a 10 de janeiro, os alunos participaram no workshop Experimentação Animal – Integrity, orientado pelos investigadores do i3S, Doutora Ana Valentim e Doutor Nuno Franco, e promovido pela nossa professora de Psicologia B, Carla Carvalho. O principal objetivo foi recolher informação e experiência fidedigna acerca do tratamento bioético no âmbito da experimentação com animais.

     A turma teve, então, a oportunidade de se sensibilizar e adquirir novos conhecimentos sobre este assunto. Na verdade, através deste workshop, todos pudemos perceber que o principal objetivo da experimentação animal é tentar valorizar, acima de tudo, a vida humana, tentando, ao mesmo tempo, valorizar a vida e o bem-estar animal. Designadamente, na Europa, está estipulada a proibição de se fazerem experiências em animais, com a finalidade de testar produtos cosméticos. Isto, de forma a evitar o sofrimento de animais em progressos não essenciais. No entanto, experimentos em ensaios de medicamentos e tratamentos médicos são permitidos. Quando ocorre uma experimentação animal, esta está sujeita a regras restritas de modo a valorizar o seu bem-estar como, por exemplo, administrar ao animal um analgésico antes de o sujeitar a qualquer tipo de experiência que possa provocar dor ou desconforto, exceto nos casos em que este procedimento implique alteração nos resultados do estudo. Para além disto, os espaços das caixas onde descansam e passam a sua vida fora das experiências são regulamentados segundo condições específicas para lhes garantir sempre os cuidados considerados mínimos. No fim da fase de experimentação, para se continuar a investigação, é essencial que os animais sejam reabilitados e realojados quando estes fazem parte de espécies canídeas ou felinas. Desde o início do experimento até ao seu final, todo o processo é acompanhado por diversos profissionais de saúde veterinária, com o objetivo de controlar e manter sempre a saúde e bons tratos aos animais.

     A partir deste workshop, os alunos da turma pretendem desenvolver a sua ação, alertando a comunidade no sentido do respeito pelos animais, em geral, e, particularmente, enquanto manipuladores em contexto de laboratório escolar e consumidores de produtos que usam espécies sencientes nas suas investigações.

Alunos da turma E, 12° ano
podes gostar também