11º G projeta uma ‘Horta Acessível’
No âmbito do seu projeto de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos da turma G do 11º ano submeteram uma candidatura ao Orçamento Participativo das Escolas (OPE), a qual, sujeita à votação dos discentes do 3º ciclo e Ensino Secundário, foi aprovada e validada como proposta vencedora.
Foi com grande entusiasmo que este grupo elaborou o orçamento, concebeu o design do cartaz de divulgação do projeto e discutiu a forma de o comunicar aos seus pares, com a preciosa colaboração de todos os Diretores de Turma. No dia da votação, aprofundando as suas competências de cidadania participativa, acompanharam a mesa eleitoral para que fosse exercido o direito de voto e todos fossem estimulados à participação democrática.
A concretização deste projeto, totalmente financiado pelo OPE, trará à Escola a construção de uma “Horta Acessível”, que tem como objetivo proporcionar a todos, mas sobretudo aos alunos com mobilidade reduzida, o acesso às atividades hortícolas (cultivo de ervas aromáticas e frutícolas, entre outras plantas). A horta terá talhões elevados ao nível da cintura, de forma a poder ser trabalhada tanto de pé como por pessoas em cadeiras de rodas. Os canteiros escolhidos têm uma largura estreita, para serem facilmente alcançados com os braços e se poder trabalhar a terra lateralmente.
O orçamento contempla as estruturas, terra, sementes, ferramentas e regadores, bem como um pequeno compostor. A sua concretização decorrerá, de acordo com as regras do OPE, até ao próximo dia 31 de dezembro de 2022.