jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Visita de Estudo ao património de Espinho

Concurso de fotografia – património de Espinho

  

     No dia 23 de novembro, os alunos do 7º I, devidamente acompanhados pelos professores Adelaide Martins, Irene Pereira, Fernanda Pereira, Paula Pereira e Rosário Bernardo, bem como pelos professores estagiários, Ana Sofia Cardinal e Mauro Passos, realizaram uma visita de estudo à cidade de Espinho, com o intuito de fotografar os monumentos, sítios e instituições cultural e arquitetonicamente mais emblemáticos da cidade de Espinho. Esta atividade foi realizada visando a participação num Concurso de Fotografia, que foi dinamizado pelos docentes da turma, em parceria com a biblioteca escolar.

     Antes da visita, os alunos realizaram uma pesquisa, nas aulas de Educação Visual, sobre os locais a conhecer, de acordo com o roteiro traçado pelas docentes.  Mais tarde, os discentes fizeram uma incursão pelos pontos em destaque no guião, acompanhados das devidas explicações transmitidas pela professora de Físico-Química, e procederam ao respetivo registo fotográfico. Este roteiro gráfico vai ser convertido em formato digital nas aulas de TIC.

     Numa segunda fase da visita, que decorreu no Museu Municipal de Espinho, situado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), os alunos usufruíram da oportunidade de observar duas das exposições permanentes, a da “Arte Xávega” e a da “Fábrica de Conservas”, através das quais puderam conhecer as principais comunidades – a piscatória e a conserveira -, que, decididamente, traçaram o rumo e a identidade de Espinho e do seu povo.

     Globalmente, esta atividade constituiu uma oportunidade para o exercício de competências de participação ativa e responsável por parte dos alunos. Com a visita, pretendeu-se colaborar na construção do conhecimento relativo ao património cultural do espaço urbano em estudo, prevenindo comportamentos e más práticas. Visou-se ainda estimular o gosto pelo espólio local e o desenvolvimento de competências estéticas e criativas.

     A visita de estudo revelou-se ainda uma oportunidade de contextualizar in loco muitas das aprendizagens desenvolvidas na sala de aula, aproximando e articulando a teoria e a prática, promovendo a interdisciplinaridade, com vista a tornar o aluno mais consciente do seu papel e mais ativo na sociedade.

     A atividade decorreu num ambiente de partilha de saberes entre alunos e professores com interesses comuns.

     Neste contexto, é de salientar ainda que, nas aulas de Físico-Química, será realizado um laboratório de química, a partir da revelação analógica dos registos fotográficos obtidos pelos professores estagiários, em data a definir. Por outro lado, as fotografias e os trabalhos dos alunos serão expostos na Escola Sá Couto, em janeiro.

     Todo este trabalho culminará com o Concurso de Fotografia, subordinado ao tema ”Viva a Cultura Viva”.

Adelaide Martins, professora de Filosofia (Biblioteca Escolar – Sá Couto)
20231123_140800 fotografia
Foto do 7º I e das professoras Adelaide Martins e Irene Pereira.
podes gostar também