jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Um dia de aulas em Coimbra

Roteiro do Peddy Paper (2)

     No dia 22 de março, as turmas A, B e C do décimo ano participaram numa visita de estudo, promovida pelos respetivos professores de Português, Biologia e Física e Química A.

     Acompanhados por um guia da Universidade, fomos conhecer o Jardim Botânico. Aqui os alunos tiveram oportunidade de realizar uma tarefa, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, relacionada com a biodiversidade vegetal, tendo identificado as árvores emblemáticas do Jardim e realizado pequenos vídeos com a descrição desses árvores que tinham sido objeto de pesquisa prévia.

     Da visita fez parte também uma passagem pelo antigo Laboratório Chimico, atual Museu de Ciência, e pelo Gabinete de Curiosidades, muito apreciado pelos alunos.

     Houve ainda tempo para espreitarmos o Pêndulo de Foulcault no Departamento de Física, que, no seu vai-e-vem contínuo, dá prova do movimento de rotação da Terra.

     Dando cumprimento às tarefas relacionadas com a disciplina de Português, empreendemos uma visita guiada à Capela de S. Miguel, à Biblioteca Joanina (duas joias do património português) e também ao Paço Real, atual Faculdade de Direito. Na Sala dos Capelos, tivemos a oportunidade de “assistir” à defesa de uma tese de doutoramento e de conhecer os rituais que envolvem este exame. Mas, sobretudo, tivemos o privilégio de estar numa sala tão importante na história portuguesa. Com efeito, foi aqui que D. João I foi aclamado rei, nas célebres Cortes de Coimbra, durante a crise de 1383/1385 (a qual estudamos na aula de Português, através das palavras de Fernão Lopes). Ainda na Universidade, visitamos a antiga prisão, onde os estudantes permaneciam, quando eram castigados. (Um dos motivos de castigo era andar na rua depois de a “Cabra” ter dado o toque de recolher. Mas, delito ainda mais grave era roubar um livro. Este “dava direito” a seis meses de reclusão no “Segredo”, do quaI apenas se saía para ir às aulas.)

     Finda a visita, os alunos, com o auxílio de um guião, realizaram um peddy paper por “Coimbra Medieval”, durante o qual tiveram oportunidade de apreciar as ruas e monumentos que conheceram Camões, Nobre, Antero, Eça, Torga e tantos outros dos nossos maiores escritores.

     A avaliação deste dia, feita pelos alunos e pelos professores, foi francamente positiva, por isso, estamos todos motivados para a visita que se seguirá.

podes gostar também