jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Tecnologia e Interação

Visita de Estudo à BLIP e ao museu do FC Porto

  

     No dia 13 de dezembro, as turmas do 10º H e do 12º G do curso profissional Técnico de Multimédia visitaram a empresa BLIP e o museu interativo do FCP.

     Na visita à empresa tecnológica BLIP, os alunos ficaram a conhecer um espaço de trabalho open space, ao estilo industrial, sem horários de trabalho, mas com objetivos e prazos para cumprir. Num ambiente descontraído, cheio de secretárias, puffs, decorações personalizadas e sofás, os alunos viram escrever códigos nas paredes, fazer-se videoconferências e projetar-se websites e apps, sobretudo dedicados a apostas desportivas, mas não só. Quase todos os colaboradores trabalhavam com os seus auscultadores e de olhos colados no ecrã, mas não faltavam espaços para jogar consolas, fazer uma sesta, ler um livro ou “petiscar e beber qualquer coisinha” enquanto se desenvolvia  software, mostrando que, no mundo do trabalho, pode haver tempo e espaço para tudo.

     A visita à empresa terminou com um motivo de orgulho para o Curso de Multimédia, quando os colaboradores da BLIP identificaram alguns softwares usados na empresa, com os quais os alunos já tinham tido contacto, sobretudo, nas disciplinas de Ferramentas e Tecnologias para Multimédia e de Sistemas e Programação para Multimédia.

     Antes de as turmas darem seguimento à visita, outro tipo de interação (não menos importante) teve lugar no Alameda Shopping, com momentos de convívio entre alunos e professores.

     Já no museu interativo do FC Porto, os alunos puderam ter uma perspetiva abrangente e enriquecedora dos novos MEDIA e tecnologias emergentes, através de uma exposição tecnologicamente avançada e interativa, com recurso a ambientes virtuais e panoramas 360o.

     Espera-se que esta visita tenha servido o propósito de promover ainda mais o interesse, a curiosidade e a cultura específica na área do curso e que algumas respostas tenham sido dadas, após a participação dos alunos na oficina “Que futuro hoje?”, que deu por concluída esta visita de estudo.

Os professores da componente técnica do Curso de Multimédia

podes gostar também
Deixa um comentário