Prison Break é uma série um pouco antiga, mas que continua interessante e que ajuda a desenvolver o nosso espírito crítico.
Nela é mostrada a vida dura dos presidiários e tem como tema central a condenação injusta à pena de morte de um indivíduo chamado Lincoln. Devido a isto, o seu irmão, Michael Scofield, comete um crime, de modo a ser preso para pôr em prática um plano de fuga que já tinha previamente definido para evitar a morte do irmão. A ação decorre nos Estados Unidos da América, onde, quando condenados à morte, os presidiários são submetidos à cadeira elétrica, tal como acontece na série. Problematiza-se, assim, a pena de morte, que é um tema controverso, dado que muitas vezes se pode sentenciar pessoas inocentes, como ocorreu em Prison Break.
Além disto tudo, neste drama está implícito o poder que o dinheiro exerce sobre os Homens, visto que Lincoln, um homem modesto, foi condenado por, alegadamente, ter assassinado o irmão da vice-presidente dos EUA. No entanto, este homem estava vivo e apenas teve de fingir a sua morte. Com esta situação, podemos confirmar que o poder ainda influencia as relações individuais.
Concluindo, para os interessados, esta série pode ser vista na Disney + . Além disso, existem outros programas de televisão que retratam a vida na prisão como Vis a Vis e Breaking Bad. Recomendamos a todos os que leram este artigo que vejam esta série, uma vez que aborda um tema que, nos dias de hoje, ainda é polémico.