No dia 29 de abril, na cidade de Espinho, o nosso Agrupamento fez parte, uma vez mais, do projeto Nacional “PLOGGING CHALLENGE PORTUGAL 2024 – 4ª edição”. Trata-se de uma atividade que decorre no âmbito da disciplina de Educação Física e foram quatro as turmas participantes: 8º D, 8º E, 8º G e 11º H. Todas as turmas foram acompanhadas pelos seus Diretores de Turma e por professores de diversas disciplinas, num total de 80 participantes. Salientamos já que percorremos 8600 metros na zona de praia da cidade.
O objetivo principal deste evento é a promoção do exercício físico, caminhada ou corrida, e a educação ambiental (recolha de lixos ao longo do percurso) através do “Plogging”. Os alunos envolvidos nesta missão demonstraram empenho e participaram de forma entusiástica. A turma 11º H, do Curso profissional de Técnico de Multimédia, cumpriu a tarefa referente ao módulo de atividade física no contexto de saúde, tendo igualmente sido responsável pelos registos fotográficos do evento.
Fomos recebidos numa “sala de aula muito especial”, rodeada por areia e mar e contámos com a presença do Goby, o representante do projeto que visa envolver a comunidade local, transmitindo a sensação de pertença, proteção e cuidado pelo ambiente marinho. Neste âmbito tivemos a oportunidade de assistir a uma ação de sensibilização ambiental de excelência, orientada pela técnica superior do município, Vanessa Rendeiro, e pela técnica Sandra Rosas.
Com a finalidade de sensibilizar a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais e desportivas, os alunos e os professores “meteram mãos à obra”, deixando a sua pegada ecológica bem presente, o que se traduziu na recolha de cerca de 115 Kg de lixo. Como o evento foi realizado em articulação com o projeto “Escola Azul” e o projeto “Expressar-te do Lixo à Arte”, depois desta experiência, o projeto “Expressar-te do Lixo à Arte” entrou em ação, pois dos 115 kg foi feita uma seleção de lixo que irá transformar-se num objeto escultórico, através da arte das mãos da Artista Plástica Isa Magalhães e dos alunos, numa intervenção em contexto escolar.
Através do imprescindível apoio da Coordenação de Projetos AEML, liderada pela professora Regina Coelho, contámos, ainda, com a estreita colaboração e o apoio logístico da Câmara Municipal de Espinho, nomeadamente da Divisão da Educação e Cultura em articulação com o Núcleo do Ambiente, e com a Lipor – Academia Geração +.
Posteriormente, dando seguimento à missão que nos uniu e à qual nos tínhamos proposto, somámos Km percorridos e lixo recolhido. Além disso, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Dança”, ainda houve espaço para divertimento com um pé de dança, embora muito simbólico, pois o cansaço era já visível.
Somos uma Escola Azul e, como tal, estivemos, uma vez mais, orgulhosamente envolvidos na promoção da atividade desportiva e da consciência ambiental, contribuindo para um oceano mais limpo, e em defesa de uma grande causa – a nossa Terra!