jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Desporto Escolar – “nunca fica parado”

     A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam: responsabilidade, espírito de equipa, disciplina, tolerância, perseverança, humanismo, verdade, respeito, solidariedade, dedicação e coragem.

     Os grupos que representam o nosso Agrupamento são: uma equipa de Badminton, duas de Boccia, uma de BTT, duas de Futsal, uma de Ginástica, duas de Golfe, duas de Natação, uma de Patinagem, duas de Surf, uma de Ténis de Mesa e duas de Voleibol.

     Até ao momento, todos os grupos participaram em vários encontros inter-escolas, Fase CLDE – EDV (Centro Local de Desporto Escolar – Entre Douro e Vouga), obtendo muito bons resultados em todos os escalões representados. A equipa de Ginástica já foi apurada para a Fase Regional. Também as equipas de Golfe e de Ténis de Mesa se encontram a disputar a Fase Regional. Quanto aos grupos de Badminton, de Boccia e de Surf, alguns dos alunos foram apurados para o Campeonato Nacional Escolar de Iniciados.

     Este ano, a equipa de Boccia viu potencializar o seu desempenho graças a uma gentil e importante doação de material (calha e kit de bolas), necessário à prática específica da modalidade na divisão de cadeira de rodas com calha. Por esta razão, ficam os nossos agradecimentos à empresa Jocorum, tabacarias Lda.,na pessoa do Sr.º José Vitor Pinto.

     O Agrupamento participou ainda em alguns Projetos Complementares, tal como o Corta-Mato Regional, tendo sido apurados, no 1º lugar, para a Fase Nacional, um aluno no escalão juvenil e a equipa iniciada feminina; no Mega Sprint, um aluno foi apurado para o Nacional na prova do Mega Km; e na Taça do Desporto Escolar Unicef foi alcançado um honroso terceiro lugar.

     Foi promovida em todos estes grupos a formação de alguns alunos Juízes-Árbitros nos vários níveis de formação (Fase Escola, Fase Local e Fase Regional).

     É de salientar o excelente desempenho e envolvimento de todos os alunos nos diferentes encontros e sessões de treino.

Margarida Melo, coordenadora do Desporto Escolar
podes gostar também