Comportamentos Aditivos e Dependências
Nos meses de dezembro de 2021 e março de 2022, apresente a todas as turmas do 11º ano deste Agrupamento uma palestra subordinada ao tema Comportamentos Aditivos e Dependências, integrado no projeto Educação para Todos, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), do qual me tornei formador na área da Saúde Pública, em colaboração com o PES, Promoção e Educação para a Saúde, do AEML.
Este projeto tem como base a promoção e a formação dos estudantes do Ensino Básico e Secundário nas áreas da Saúde Pública, Saúde Sexual e Direitos Humanos, contribuindo para uma maior literacia em Saúde.
Devido à grande prevalência de comportamentos aditivos na adolescência, considero de extrema importância abordar este tema junto dos alunos. Deste modo, tentei desmistificar algumas ideias que pudessem ter sobre este assunto, bem como apresentar-lhes uma perspetiva geral sobre os principais comportamentos aditivos.
Na rubrica Sabias que?, no fim deste texto, são citadas algumas das mensagens transmitidas aos alunos durante estas apresentações.
Agradeço aos Diretores de Formação da ANEM, à professora Irene Figueiredo, enquanto responsável pelo PES, e à Direção do AEML a colaboração neste projeto.
Sabias que:
-
uma dependência pode ser química (como no caso das diversas drogas de abuso) ou não-química (como a dependência emocional, a das redes sociais e a do jogo patológico)?
-
todas as substâncias e estímulos que causam dependência interferem com o circuito cerebral de recompensa, provocando uma sensação de prazer na sua presença e uma síndrome de abstinência na sua ausência prolongada?
-
Portugal é um dos países com maior consumo de álcool no mundo (12,4 ℓ por pessoa)?
-
beber muito apenas em algumas ocasiões (prática também conhecida como binge-drinking) provoca efeitos comparáveis ao consumo crónico e regular de álcool?
-
a cada 50 minutos, uma pessoa morre, em Portugal, por doenças relacionadas com o consumo de tabaco?
-
muitas pessoas não conseguem reconhecer que têm uma dependência, ou têm vergonha de a assumir?
-
o Serviço Nacional de Saúde disponibiliza ajuda para minimizar/controlar os comportamentos aditivos, nomeadamente através de consultas de cessação tabágica?