jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

“Bebras – Castor Informático”

     “Bebras – Castor Informático” tem já uma longa história. Iniciado em 2004 pela professora Valentina Dagienė, da Universidade de Vilnius, na Lituânia, foi desenvolvido para promover a informática e o pensamento computacional, como a capacidade de segmentar um problema complexo em problemas mais simples, o desenho de algoritmos, o reconhecimento de padrões ou a capacidade de generalizar e abstrair e, assim, motivar alunos de todo o mundo e de todas as idades, mesmo sem experiência prévia, levando-os a descobrirem aptidões que desconheciam.

     Este ano, nas semanas de 6 a 17 de novembro, concretizou-se novamente esta iniciativa, com mais de 100 mil alunos a participarem a nível nacional. Como não poderia deixar de ser, também 344 alunos da Manuel Laranjeira participaram nesta iniciativa, integrada no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, da responsabilidade do Grupo de Informática. Os alunos envolvidos frequentam o 9º ano – disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação, o Curso Profissional de Multimédia, no 10º e 11º anos, e o 12º – Aplicações Informáticas B.

     No dia 12 de dezembro foram conhecidos os resultados da participação dos nossos alunos, a nível nacional, de onde se destacam três que ficaram no TOP 1%, a saber, Afonso Mota (9º D), Alexandre Ferreira (9º D) e Rui Menezes (12º D). Vinte e nove outros alunos ficaram no TOP 10% e cinquenta e nove ficaram no TOP 25%.

     Os participantes receberam um certificado de participação e todos estão de parabéns pelo seu empenho e interesse.

 

Cátia Magalhães, Fernanda Pereira,
Maria José Álvares e Susana Lopes,
professoras de Informática
podes gostar também