jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Algumas Reflexões Pessoais

     Breve reflexão redigida pelo professor Fausto Neves, diretor artístico do Coro “Amigos da Música”, sobre a sua participação no projeto “Mar Pedagógico – Inclusão é a Condição” , a quem estamos eternamente gratos, por ter proporcionado a TODOS os que participaram neste projeto, experiências de grande significado e partilha de conhecimento.

Regina Coelho, Coordenadora do Projeto.

 

 

     A Música é um instrumento de emancipação do Homem, factor de evolução cognitiva, estética e espiritual, acessível a todos os que dela se queiram abeirar. Como toda a Arte, ela só poderá exibir estas qualidades na existência de um voluntário compromisso dos putativos usufruidores. Sem a vontade de elevação por parte destes, a Música terá de se rebaixar, transformando-se em perverso produto de consumo, com efeitos negativos e habituação temível.

     Parece-me que o contacto dos alunos envolvidos no Mar Pedagógico com o som polifónico de um coro a cappella amador, quer ouvindo quer participando do património musical que a peneira da História seleccionou, terá sido muito útil aos objectivos da iniciativa.

     Novos desafios de projectos corais futuros se levantam agora no sentido de melhor sensibilizar e municiar os alunos. A inclusão conviverá perfeitamente com ferramentas técnicas e volitivas que, constitutivas de árduo trabalho, apenas poderão desembocar numa maior e gratificante realização pessoal.

20 de maio de 2022
Fausto Neves, Director Artístico do Coro “Amigos da Música”
podes gostar também