jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

A Light For Attracting Attention

Ficha Técnica:

Grupo: The Smile (banda rock)

Género: Electronic, Rock (Álbum de estúdio)

Produção: Nigel Godrich

Data: 13 de maio de 2022

Opinião de:

João Almeida, 12ºF1

Avaliação: 

     A Light for Attracting Attention é o álbum de estreia da banda inglesa recém-criada The Smile, que se destaca por dois dos seus três membros (Thom Yorke e Jonny Greenwood) serem também membros da banda Radiohead, daí não ser surpreendente a presença de marcas características da música deste grupo neste novo projeto. Da banda faz também parte obaterista Tom Skinner.

     Lançado em 2022 e com uma duração de pouco mais de cinquenta minutos, A Light For Attracting Attention contém uma fusão de diferentes géneros musicais como Art Rock, Post-punk, Progressive Rock e Jazz.

     O álbum começa com a música “The Same” que consiste numa progressão harmónica repetitiva à qual vão sendo adicionadas “nuances” por parte da guitarra elétrica de Jonny Greenwood. Para além disso, Thom Yorke, o vocalista, trata das vocalizações que parecem tratar-se de um apelo à paz e à conexão humana com os versos: “People in the streets / Please / We are all the same”.

     Um dos pontos mais energéticos do álbum vem pouco depois com a música “You Will Never Work At Television Again”, um dos singles do projeto, onde Thom Yorke surpreende o ouvinte com alguns dos seus vocalizos mais intensos dos últimos tempos.

     Após uma sequência de músicas que mostram a capacidade notável de composição e orquestração da banda, como é o caso de “Pana-Vision”, “The Smoke” e “Speech Bubbles”, encontra-se uma das melhores peças deste projeto a meu ver: “Free in the Knowlege”.

     Esta música é uma das mais bem produzidas do álbum, sendo também uma das mais emotivas. A sua letra é sobre o pensamento positivo e crítico num mundo onde o autoritarismo parece estar tão distante, porém, na verdade, não está.

     Por fim, algumas músicas depois, o álbum fecha com a calma e relaxante “Skrting on the Surface” cuja criação data já dos anos noventa.

     Já numa perspetiva geral, acho importante ressaltar o caráter de improviso, experimentação e racional que se mantém do início ao fim do projeto, para além das constantes críticas políticas e sociais presentes nas letras.

     Apesar de tudo, não consigo classificar A Light For Attracting Attention como um álbum perfeito ou sem falhas, já que, por vezes, o seu estilo pode-se tornar aborrecido pela falta de momentos de êxtase e de maior profundidade emocional.

     Para concluir, A Light For Attracting Attention mostra ser mais um êxito para Thom Yorke e companhia que, através desta nova banda, criaram peças inovadoras e que mostram a grande maturidade de composição e produção musical de cada membro dos The Smile, mesmo que alguns momentos se revelem menos cativantes para o ouvinte.

https://youtu.be/Fy_J5z05vQM  – The Smile – Skrting on the Surface (Live at Primavera, June 2022)

podes gostar também