jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

A Cultura das Línguas

     Neste primeiro dia de “Marés”, visitamos a Sala de Línguas, onde encontramos um ambiente multicultural, muito frequentado por estudantes de várias idades que manifestavam bastante interesse pelos jogos propostos.

     Começamos por entrevistar a Coordenadora de Línguas e Delegada de Inglês, Dra. Maria da Paz Marcos, que trabalha na Manuel Laranjeira há já vinte e quatro anos, como nos confidenciou. Segundo ela, a inspiração das atividades de Línguas teve como suporte a comemoração do 50º aniversário do 25 de Abril e do projeto Escola Azul.

     Falamos, de seguida, com docentes de várias Línguas representadas na Sala. A Dra. Lídia Marques, professora de Francês há já trinta e três anos, destacou a importância de, no mundo atual, sabermos comunicar em mais do que uma língua.

     Também a Dra Isabel Aluai tem uma longa experiência  – trinta e quatro anos a ensinar e a motivar os alunos para a aprendizagem do Inglês e do Alemão, tanto mais que ela própria confessa ter ainda motivação para aprender novas línguas e alargar os seus conhecimentos.

     Entrevistamos, finalmente, a Dra Ana Rosa Silva, professora de Português que salientou que “a comunicação é fundamental para a sociedade contemporânea, e quem sabe línguas estrangeiras é capaz de comunicar com outros povos, com culturas e saberes diferentes”.

     Concluindo, julgando pelas palavras das professoras, pelas atividades propostas nesta Sala e pela afluência e interesse dos alunos, os objetivos da Sala de Línguas foram plenamente conseguidos.

Grupo 3 da Oficina de Jornalismo:
Mariana Gomes, 10ºC;
Beatriz Fernandes e Daniela Gomes, 10ºI
podes gostar também