Visita de estudo a Tongobriga e a Penafiel
No dia 6 de janeiro, as turmas do 10º ano de Línguas e Humanidades, Artes Visuais e Multimédia participaram numa visita de estudo a Tongobriga e a Penafiel, dinamizada pelos professores Anabela Prata e Manuel Silva.
Visitaram dois museus com diferentes temáticas. O primeiro situa-se em Tongobriga, na área arqueológica do Freixo. Trata-se de uma cidade romanizada, provavelmente na época do imperador Octávio César Augusto. No início, os alunos visualizaram um pequeno documentário informativo sobre Tongobriga e sobre a própria área arqueológica. À entrada do museu, estão expostas algumas das peças de um jarro que foram encontradas durante a escavação. O museu exibe desde jarros de cerâmica até joias e ferramentas que terão sido usadas para pequenas cirurgias. Além do museu, os alunos fizeram uma visita guiada a todo o recinto exterior, que compreende as ruínas romanas e vestígios da civilização castreja. Puderam, assim, conhecer a necrópole, as muralhas, a zona habitacional, o fórum e as termas.
De maneira geral, os locais estavam bem conservados, a guia deu boas explicações e foi fácil reconhecer aquilo que tinham aprendido nas aulas de História A.
Após uma pausa para almoço, todos foram conhecer o Museu Municipal de Penafiel, percorrendo as salas temáticas que dão a conhecer o território e o património cultural da zona. O museu tem uma arquitetura contemporânea e apresenta elementos didáticos variados. Logo à entrada, existem monitores que permitem explorar a zona ou assistir a vídeos informativos. Noutra sala, é possível ver e tocar em diferentes objetos que faziam parte do dia a dia das gentes desta região: telas de poliéster e algodão, sementes e máquinas como as que eram utilizadas pelos sapateiros, por exemplo.
Neste museu, as turmas percorreram cinco salas: da identidade, da arqueologia, do território, dos ofícios e, por fim, a da terra e da água, onde conseguiram perceber a importância destes dois elementos para o desenvolvimento daquele povo.
Esta visita constituiu uma experiência agradável, que promoveu as relações interpessoais e permitiu perceber melhor o que se aprendeu nas disciplinas de História A e História da Cultura e das Artes.