Solte-se a Poesia!
Vamos libertar um poema!
Assim aconteceu nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento Dr. Manuel Laranjeira com a colaboração dos docentes das equipas de cada unidade orgânica e dos professores de diferentes turmas dos vários níveis de ensino.
No dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, um dia primaveril, a poesia chegou a vários espaços das escolas. Os alunos leram e saborearam poemas que, posteriormente, foram afixados em vários espaços. Por cada poema lido pelos alunos, estes tinham como prémio a degustação de uma bola de Berlim (miniatura) ou de um apetitoso morango.
Assim se soltaram poemas de vários autores como Sophia de Mello Breyner, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Manuel Alegre, Eugénio de Andrade, Sebastião da Gama, Florbela Espanca, Manuel António Pina, José Fanha e António Gedeão, procurando-se uma aproximação dos alunos à poesia.
Muito mais do que apenas assinalar o Dia Mundial da Poesia, esta dinâmica teve como propósito contribuir para a promoção e divulgação de um conjunto de poetas e suas obras, incentivando os alunos a adquirirem hábitos de leitura e a “degustar” poesia.
E porque este ano se assinalam os 50 anos do 25 de abril, procuramos também divulgar poemas numa analogia ao que aconteceu com a literatura e o jornalismo que se libertaram do peso da censura e da ditadura, em abril de 1974.