De 5 a 9 de fevereiro de 2024, o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Laranjeira dinamizou a ‘Semana das Ciências e Tecnologias’ (SCT). Esta iniciativa envolveu os docentes dos grupos disciplinares de Matemática e Ciências da Natureza (grupo 230), Matemática (grupo 500), Física e Química (grupo 510), Biologia e Geologia (grupo 520) e Informática (grupo 550).
Esta iniciativa teve como principais objetivos mobilizar a comunidade educativa em torno da importância da ciência enquanto ferramenta geradora de soluções para a melhoria da qualidade de vid, motivar os alunos de Ciências e Tecnologias para a importância do estudo e da investigação em ciência e contribuir para ajudar na tomada de decisões fundamentadas na escolha de carreiras futuras.
Embora a escola seja reconhecida como um contexto formal de aprendizagem, é consensual, entre a comunidade científica, que a aprendizagem das ciências pode ocorrer muito para além da sala de aula. Neste sentido, o objetivo desta iniciativa foi retirar os alunos da salas de aula habituais e proporcionar-lhes a abertura de janelas de conhecimento, quer com atividades realizadas na escola, em espaços como os Laboratórios ou o Auditório, quer com recurso a contextos não formais de aprendizagem como a visita de estudo realizada a Lisboa, pelo grupo de Matemática, onde os alunos do 11º ano tiveram contacto com um Centro Interativo de Ciência (Pavilhão do Conhecimento) e o Instituto Nacional de Estatística. Estas atividades estruturadas, onde o professor desempenha um papel como mediador, são potenciadoras de aprendizagens ricas em significado para os alunos.
Ao longo da SCT foi realizado um conjunto diversificado de atividades, com intencionalidades diversas e dirigidas a diferentes grupos. Destas atividades destacam-se as seguintes: no dia 5, a palestra realizada pela Dra. Paula Ferreira do DEMaC da Universidade de Aveiro, sobre “Nanomateriais”, dirigida às turmas de 10º ano de Ciências e Tecnologias; no dia 6, a palestra realizada pela Dra. Susana Olhero do DEMaC da Universidade de Aveiro, sobre “Biomateriais”, dirigida às turmas de 11º ano de Ciências e Tecnologias.
No dia 6, realizou-se ainda uma Aula de Campo na praia de Espinho, dirigida às turmas de 11º ano de Física e Química A e Biologia e Geologia, em articulação com o Clube de Ciência Viva. Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar os alunos para a necessidade da proteção e preservação da biodiversidade, promovendo a sua participação ativa em contextos reais junto da comunidade. Ao final da tarde, a tertúlia “Ser Professor(a)”, organizada pelo grupo de Matemática, foi um agradável momento de partilha de histórias de antigos professores de ciências, já todos aposentados, sobre como era ser professor há 50 anos atrás.
No dia 7, realizaram-se palestras com ex-alunos do AEML: Bernardo Tavares, Mestre em Biotecnologia, que veio falar com os alunos do 10º A, 10ºB e 10º N (Curso Profissional de Bombeiro(a)) sobre o seu percurso académico e o seu projeto de investigação ”Sensor de diamante para deteção de temperatura em incêndios estruturais”, tecnologia que será introduzida nos capacetes dos operacionais dos bombeiros; Grupo de Químicos Jovens, com a ex-aluna Dra. Carina Vieira, que veio falar com os alunos do 12º C (Química) e 12º D (Física) sobre a importância da Química no dia-a-dia e sobre saídas profissionais em áreas ligadas à Química. Recebemos ainda a Dra. Luísa Magalhães da Universidade de Aveiro para a realização da atividade laboratorial “A Ria de Aveiro, os Bivalves e outros tesouros Marinhos”, atividade dirigida ao 8º ano de Ciências Naturais.
Nos dias 8 e 9, no âmbito das Marés de Oportunidades II, realizaram-se Atividades Laboratoriais dirigidas à comunidade escolar com abertura dos laboratórios de Física, Química e Biologia e Geologia na Escola Manuel Laranjeira. Nos laboratórios de Biologia e Geologia realizaram-se ainda os workshops “Construção de um Hotel para insetos” e “Reciclagem” e um Escape room para vários anos de escolaridade. Nos laboratórios de Física e Química, os alunos de 12ºC (Química) dinamizaram atividades laboratoriais para os alunos mais novos e apresentaram trabalhos desenvolvidos nas aulas tais como “Pilha com diferença de potencial determinada”, “Como transformar moedas de 5 cêntimos em moedas de ouro?” ou “O Galo do Tempo”, entre outros. Os alunos do 12º D (Física) apresentaram os projetos desenvolvidos nas aulas em articulação com a disciplina de Aplicações Informáticas B utilizando microbits: “Let´s Go API B!”. Este projeto foi ainda desenvolvido em parceria com o Clube Ciência Viva – ML Spinae.
Ainda nos dias 8 e 9 de fevereiro, os professores de Matemática abriram as portas da Sala de Jogos de Estratégia e do Laboratório de Medida (500), sala esta que esteve sempre cheia de alunos.
Entre os dias 5 e 7 de fevereiro, decorreu também o campeonato Intraturmas de EQUAMAT, XEQMAT, no âmbito das CNC, para alunos de todas as turmas do 7º ao 12º ano; algumas turmas também participaram no campeonato de FQUEST E GEOVIDA (grupos 500, 510 e 520).
Nas turmas do 11º ano de Biologia e Geologia e 12º ano de Biologia, realizou-se a exposição de trabalhos dos alunos “Mulheres na Ciência”, antecipando a comemoração do 11 de fevereiro, Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência. Nas disciplinas de Física e Química, em todos os anos, foram também expostos trabalhos de Comunicação em Ciência em diversas áreas ligadas à Física e à Química.
Na Escola Sá Couto, ao longo da semana, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos e nos dias 8 e 9 estiveram abertos os Laboratórios, quer de Físico-Química, quer de Ciências Naturais, com atividades dirigidas à comunidade educativa. O Núcleo de estágio de Física e Química esteve envolvido na dinamização das Atividades de Laboratório para alunos do 8º e 9 º anos, e na Academia do Espaço para alunos do 7º ano. No 2º ciclo, realizam-se os Jogos Matemáticos, os Campeonatos SuperTmatik e Tio Papel, Jogo do Hex, Construção de Origamis, laboratórios de Ciências Naturais e exposição de trabalhos “Vamos preservar o mundo que nos rodeia”.
De 5 a 16 de fevereiro encontrou-se disponível na Biblioteca da Escola Dr. Manuel Laranjeira a exposição “Medir o Tempo, Medir o mundo, Medir o mar” da Sociedade Portuguesa de Matemática. Esta exposição sobre o que é medir, mostrou a associação de observações astronómicas com noções elementares de Geometria que permite perceber a medição do tempo solar com recurso a relógios de sol, perceber como era feita o cálculo de distâncias inacessíveis como as distâncias da Terra ao Sol ou da Terra à Lua, e como era feita a navegação no período dos descobrimentos.
Foi uma semana rica em atividades e em aprendizagens que esperamos tenham sido cheias de significado para os nossos alunos. A nós, professores de ciências, fica-nos a satisfação de ter contribuído para a preparação científica dos nossos alunos proporcionando-lhes outros (novos) olhares sobre a Ciência.
Um agradecimento especial a todos os professores e alunos envolvidos e à Direção do Agrupamento que tornou possível todas estas atividades.
Ana Maria Tavares
Coordenadora do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais