Praia, invasoras, sustentabilidade e voluntariado – que relação?
A sustentabilidade e o voluntariado estão diretamente relacionados e têm como objetivo a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas e do planeta.
A sustentabilidade refere-se à capacidade de uma comunidade ou sistema permanecer saudável e viável a longo prazo, enquanto o voluntariado é a prática de oferecer o seu tempo, energia e competências para ajudar os outros sem esperar receber algo em troca.
Quando o voluntariado é direcionado para a promoção da sustentabilidade, pode contribuir para a preservação do meio ambiente, ajudar a disseminar informações e educar a comunidade sobre questões ambientais, incentivando a adoção de práticas sustentáveis na vida diária, mais justas e equilibradas em relação ao uso dos recursos naturais.
Assim, a combinação de sustentabilidade e voluntariado pode ter um impacto positivo e significativo nas comunidades e no meio ambiente.
No dia 19 de abril, vários alunos (10ºA, 11ºA, B, H, e 12º B), professoras de Biologia e Geologia das referidas turmas, membros do clube MLspinae e “Amigos das Ribeiras de Espinho” participaram numa ação de voluntariado nas dunas da praia de Espinho, arrancando plantas classificadas como invasoras.
As plantas invasoras são espécies que não são nativas de um determinado ecossistema e que se espalham rapidamente, muitas vezes causando danos ao meio ambiente, à economia ou à saúde pública. Podem ser introduzidas num ecossistema por várias razões, acidentalmente, através de atividades humanas, ou intencionalmente.
O Clube MLSpinae agradece muito especialmente aos “Amigos das Ribeiras de Espinho” e ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Espinho, por todo o apoio prestado nesta iniciativa.
Maria Isabel Moreira, Clube Ciência Viva – ML spinae