jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

‘Outubro Rosa’: em nome de uma causa

     O “Outubro Rosa” é uma campanha internacional de conscientização sobre o cancro da mama, que decorre anualmente durante o mês de outubro. Várias organizações e pessoas, a nível particular, unem-se para relembrar e consciencializar a comunidade sobre a importância da prevenção e da deteção precoce do cancro, visando um tratamento mais eficaz. Em Portugal, anualmente, são detetados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama, e 1.800 mulheres morrem com esta doença.

     A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) é uma instituição sem fins lucrativos, privada, fundada em 1941, que se assume como entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia. Durante o mês de outubro, realiza várias atividades, algumas em parceria com as escolas (projeto PES), para promover a consciencialização sobre o cancro da mama.

     A prevenção deste cancro envolve a adoção de um estilo de vida saudável e a realização de exames regulares. Algumas medidas de prevenção incluem alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e grãos integrais, com limite do consumo de alimentos processados e açúcares. Exige também manter um peso adequado, uma rotina de atividade física regular, evitar o álcool, não fumar e fazer o rastreio regular. Fazer autoexames regulares da mama pode ajudar na deteção de mudanças suspeitas. O tratamento precoce, geralmente, é mais eficaz e pode melhorar significativamente os resultados clínicos. A LPCC efetua rastreios na faixa etária dos 50 aos 69 anos. Mamografias regulares têm demonstrado diminuir as taxas de mortalidade ao detetar tumores em estágios iniciais. Os rastreios também podem ajudar a identificar tendências e padrões de saúde de uma população, permitindo a implementação de medidas de saúde pública direcionadas para prevenir doenças em grande escala e melhorar a saúde da comunidade.

___________________________________________________________________________________

     O grupo de docentes que integram o projeto de Prevenção e Educação para a Saúde (PES), em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, participou, de novo, no ‘Outubro Rosa’.

     Os alunos das turmas A e B do 12º ano (enquadrando esta atividade no projeto de Cidadania e Desenvolvimento) e os alunos do 9º ano realizaram cartazes ligados à prevenção do cancro (“Cancro e alimentação”) e, em particular, à prevenção do cancro da mama. Os resultados foram expostos para que toda a comunidade os pudesse apreciar.

     Além disso, os alunos do 12º ano, na Manuel Laranjeira, e os das turmas do 9ºI, 9ºL e 7ºI, na Sá Couto, realizaram uma dança circular, ensaiada pelos professores de Educação Física, que pretendia representar a união. Na verdade, os movimentos da dança, praticados em grupo, proporcionam um sentido de pertença e conexão entre os participantes e enfatizam a importância da comunidade na prevenção desta e de outras doenças.

Maria Isabel Moreira,
professora de Biologia e Geologia e elemento da equipa PES
podes gostar também