O terceiro desejo, (ou, em algumas traduções, O último desejo) de Andrzej Sapkowski, que foi publicado pela primeira vez em 1993, é um livro de fantasia, que contém histórias de ação, aventura e romance.
O livro tem como personagem principal Geralt de Rivia, um bruxo, e conta o seu quotidiano, no século IX. Ele é um homem de cabelo e barba branca, mas com aspeto jovem, tem olhos cor de resina brilhantes, com pupilas similares às dos gatos, e é calmo, racional e estratégico. Em tempos, fora uma criança abandonada na floresta, sujeita a mutações, envolvendo venenos e rezas de carácter duvidoso. Agora, com capacidades físicas excelentes, é aclamado como um exército de um homem só, com domínio das magias e feitiços, e que tem inteligência e intuição apuradas. Exerce a função de caçador de monstros e criaturas que representam ameaça, a pedido de reis, governantes ou dos populares, sempre em troca de dinheiro.
A escrita de Sapkowski é leve e de fácil compreensão, o que é excelente para os jovens, mas com todos os detalhes necessários para descrever a ação, sendo o seu ponto alto narrado perfeitamente, sem deixar uma descrição incompleta ou que gere dúvidas, com todos os movimentos muito bem descritos.
As personagens são carismáticas e memoráveis, todas inseridas no contexto da época. Entre elas estão Vissimir, o mentor, companheiro de caça e figura paternal de Geralt, e Gwen, a sua amada, com quem tem uma relação complicada, mas desejada.
Apesar de muitos diálogos serem monótonos e de algumas personagens não terem recebido tanta atenção como a merecida, como é o caso de Gwen, todo o universo narrativo deixa o leitor emocionado, ansioso, e intrigado com as novas filosofias de vida apresentadas, como o estoicismo.
O primeiro livro desta saga, de contos, dá sequência a uma sucessão de outros 11 livros, que inspiraram videojogos (o último da trilogia é um dos mais aclamados pelos fãs e pela crítica e foi vencedor de vários prémios) e uma série da Netflix.
Recomendo este livro dada a veracidade do contexto histórico, o drama romântico e a ação marcada por momentos de tensão.