A escola-sede do Agrupamento Dr. Manuel Laranjeira esteve aberta até mais tarde, no dia 9 de novembro, para receber professores e alguns funcionários que, em convívio, participaram num lanche ajantarado.
Foram os alunos do 12º I, do Curso Profissional de Técnico de Restaurante/Bar, juntamente com os formadores Bruno Pires, Jorge Silva e José Cruz, que prepararam tudo para comemorar, antecipadamente, o S. Martinho, o santo padroeiro de Anta.
Foi com simpatia e profissionalismo que aqueles alunos, sempre supervisionados pelos seus formadores, encaminharam os convivas até à mesa das iguarias e lhes serviram bebidas.
É verdade que a ementa seduzia e é ainda mais verdade que não defraudou ninguém. Comeu-se bem e bebeu-se melhor! As bebidas e os copos estavam organizados com bom gosto e a variedade era significativa, desde água até sangria, passando pelos sumos e pelos vinhos, que não podiam faltar em “dia de S. Martinho”. A comida era também muito variada e, se “os olhos também comem”, o certo é que comê-la foi bem mais agradável.
Havia uns rojões “de chorar por mais”, umas moelas “de se lhe tirar o chapéu”, uma sopa à lavrador que, por si só, era mais do que suficiente para nos alimentar muito bem… para além do presunto, dos enchidos e de outros petiscos – uma sinestesia que juntou o olfato, os olhos e o paladar!
Mas não saímos de lá sem sobremesa: bolo de castanha e fruta variada laminada, pronta a comer.
E não, os organizadores não se esqueceram das castanhas assadas. Estavam magníficas!