Em API B, os alunos das turmas 12 ºB e C abordaram conteúdos relacionados com a Algoritmia e a Programação. Quanto à linguagem selecionada para dar os primeiros passos na programação, a professora de API B quis pôr em prática o que aprendera sobre as placas BBC Micro:bit GO e GO2 e o seu simulador, o Robot mais pequeno do mundo!
Assim, quis que os alunos, para além de usarem um simulador, tivessem a possibilidade de criar programas possíveis de serem transferidos para uma placa Micro:bit e de verem os seus projetos a serem postos em prática. O simulador MAKECODE é uma forma simples de aprender a programar, por isso os alunos quiseram continuar a explorar esta ferramenta, o que levou a lançar o desafio à docente de Física, Paula Margarida Silva. Esta aceitou e frequentou um workshop dinamizado pela docente Maria José Álvares (API B), verificando as potencialidades de conciliar os seus conhecimentos da física com os de programação.
Como juntar o útil ao agradável
Nos meses de janeiro a março, as professoras, em articulação com o Clube CV – ML Spinae, desenvolveram atividades diversas, com o 12º C, utilizando o simulador MAKECODE e as placas BBC Micro:Bit GO2. Durante essas atividades, os alunos tiveram uma possibilidade única de desenvolver autonomamente o seu pensamento crítico e criativo, as suas competências de trabalho colaborativo e a capacidade de comunicação.
Numa primeira fase, na disciplina de Física, abordaram-se conteúdos relacionados com a medição das componentes da aceleração de um corpo em movimento, a medição das componentes da resultante das forças aplicadas a um corpo e a medição da temperatura de corpos. Também foi explorada a bússola, mais uma das potencialidades do Micro:Bit GO2, a qual se pretende aplicar na caracterização de campos magnéticos.
A interdisciplinaridade continuou no 2º semestre, sempre que os conteúdos abordados em Física proporcionavam desafios para continuar a explorar as placas BBC Micro:Bit.
Os alunos prepararam, nestas aulas, atividades para serem divulgadas nos dias 4 e 5 de abril, durante as ‘Marés de Oportunidades’.
API B, Física e Clube CV ML Spinae – uma boa parceria!
Nas manhãs das ‘Marés de Oportunidades’, os alunos, em articulação com o Clube CV – ML Spinae, tiveram a oportunidade de demonstrar à comunidade escolar tudo o que aprenderam e criaram no decurso das suas aulas, desenvolvendo valores de uma cultura de responsabilidade, exigência, curiosidade, reflexão, inovação e participação.
Criaram um ESCAPE ROOM de Física do Básico e Secundário e o seu QRCODE foi espalhado pela escola, para os alunos testarem os seus conhecimentos.
Todas as atividades demonstradas nas ‘Marés de Oportunidades’ tiveram muito impacto nos participantes: a garrafa que desaparece, a eletricidade estática, o balão que levanta um copo, a água que não molha, a torre da inércia, o metal que grita, a força resultante, a velocidade num plano inclinado, o campo magnético e o lançamento de um foguete.
Duas alunas da turma levaram o seu projeto mais longe, fazendo demonstrações em algumas turmas do 9º ano, tendo aprendido autonomamente a manusear o simulador MAKECODE e as placas BBC Micro:bit GO2.