“O Ickabog”
Ficha Técnica
Título – O Ickabog
Autor – J. K. Rowling
Tradução: P. Vieira
Editor – Editorial Presença
Classificação temática – Conto de fadas infantojuvenil
Apreciação –
Vou falar-vos de um dos meus livros favoritos, “O Ickabog”, de J.K.Rowling. O que me fez lê-lo foi o nome da escritora, autora também da saga de livros e filmes sobre Harry Potter. Gosto imenso do livro porque tem várias reviravoltas chocantes, as quais ninguém podia imaginar.
A história fala de um reino, Cornucópia, o mais feliz do mundo. Tinha ouro com fartura, um rei com um bigode magnífico, talhantes da carne mais tenra, pasteleiros dos bolos mais doces e fofos, queijeiros dos queijos mais macios e cremosos. Bem, quem comesse qualquer um destes produtos chorava de alegria.
Mas nem tudo era perfeito. Percorrendo o reino de Sul para Norte, passava-se por Pastélia (a capital do reino, a cidade que fazia os bolos), por Vila Enchido (a cidade que se encarregava das carnes), por Jerricã (a cidade que tratava de fazer o vinho e as bebidas para ocasiões importantes) e por Coalhada (a cidade que fazia os queijos e outros lacticínios). Mas, já mesmo no norte do país, ficavam os temíveis Terrenos Pantanosos. Toda a gente tinha medo daquele lugar. Os Terrenos Pantanosos não tinham nenhuma especialidade para partilhar com o reino. Possuíam apenas umas míseras ovelhas cuja lã era demasiado fina, suja e malcheirosa para se poder aproveitar. As pessoas das outras cidades costumavam murmurar sobre o mito do terrível e misterioso “Ickabog”, que diziam viver nos pântanos e comer as ovelhas dos habitantes. Todos os indivíduos no seu perfeito juízo sabiam que o monstro não era real, mas sim uma lenda para assustar crianças, para que estas se portassem bem. Mas, às vezes, o mais inusitado dos mitos é o que ganha vida própria…
Conseguiria um simples mito destronar um rei tão adorado? Teria um mito capacidade para empurrar quatro crianças para uma aventura com a qual nunca tinham sonhado?