jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Nelson Almeida: Professor e Autarca

 

 

 

 

Idade: 44 anos

Profissão: Professor

Outras atividades: Presidente da Junta de Freguesia de Cepelos – Vale de Cambra

     Conciliar atividades pode ser uma tarefa árdua, mas sempre possível. Haja organização e vontade. Muitas vezes, somos questionados sobre quem somos, o que fazemos ou o que pretendemos fazer. Muito passa pela profissão que exercemos, mas passa, também, por tantas outras atividades a que nos dedicamos de igual forma.

     Ser professor surgiu quase de forma natural dado o gosto pelo meio académico, pela comunicação, pelas relações pessoais, pela transmissão de valores, pelas línguas estrangeiras,  pelo ensino.

     A entrada na vida política, embora surja com a decisão explícita de candidatura a um cargo, passou, primeiramente, pelo espírito crítico e desejo de fazer a diferença na comunidade, contribuindo, de alguma forma, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Estas questões passam, muitas vezes, pela melhoria das infraestruturas, transportes, educação, saúde e segurança.

     Assim, professor desde 2004, iniciei o percurso político em 2013, encabeçando uma lista de cidadãos com objetivos comuns e com a vontade de servir a comunidade local. Considero que o órgão político de mais proximidade com a população é a Junta de Freguesia e, como presidente, tem-se a oportunidade de intervir em nome da comunidade, tanto a nível local como nacional. Isso pode envolver a defesa de questões importantes para a freguesia junto das autoridades, ou mesmo a criação de parcerias com outras entidades para impulsionar o desenvolvimento da região, a nível económico ou social.

     Na primeira candidatura, a eleição para a Junta de Freguesia não aconteceu, tendo sido eleito Membro da Assembleia de Freguesia no mandato 2013-2017.

     Novamente a eleições em 2017, fomos escolhidos para representar os destinos da Freguesia de Cepelos no mandato 2017-2021, período particularmente difícil tendo em conta o contexto de pandemia. A reeleição aconteceu em 2021 e mantém-se até à data.

     Ser presidente de uma junta de freguesia é, certamente, um desafio, mas também uma oportunidade de desenvolver competências de liderança, negociação, gestão e comunicação. A política local é complexa e, muitas vezes, pouco compreendida pela maioria das pessoas, principalmente as mais jovens. Ser presidente da junta de freguesia é uma oportunidade de ajudar a comunidade, mas é, igualmente, oportunidade para aprender sobre o funcionamento das instituições políticas locais, incluindo o papel das autarquias, os processos de tomada de decisão e as leis que regem a política local.

     Se me questionam se tem sido fácil, digo “Nem sempre”. Conciliar o ensino com a presidência da junta de freguesia é, diariamente, um desafio, já que ambas as atividades exigem tempo, dedicação e responsabilidade. Mas força de vontade, priorizar e delegar tarefas, trabalho de equipa, uso da tecnologia, organização, gestão dos recursos disponíveis e planeamento são algumas das “ferramentas” que procuro desenvolver já que levam ao sucesso no trabalho entre a Escola e a Junta de Freguesia.

Nélson Almeida, professor de Inglês e Francês
podes gostar também