HOUR OF CODE – 2023
Nas semanas de 4 a 15 de dezembro, decorreu a iniciativa mundial “Hour of Code”, que foi projetada para desmistificar a complexidade associada às Ciências da Computação. Começou com atividades de codificação que provaram que qualquer pessoa é capaz de aprender o básico da programação.
Durante este período, os alunos das turmas A, B, C e D do 12º ano, nas aulas de API B (Aplicações Informáticas B) e as turmas do 10º J e 11º J, nas aulas de SPM (Sistemas e Programação de Multimédia), puderam participar em diversas atividades dinamizadas pelos professores do grupo 550 – Informática.
Este ano, os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de jogar um “Escape Room”, existente nos Desafios da Semana Europeia da Programação (com a possibilidade de também criarem um “Escape Room”, com base no modelo acessível quando se clica na palavra link ).
Nas turmas do 10º e 11º anos do Curso Profissional Técnico de Multimédia, a comemoração da “Hora do Código” foi realizada em dois momentos distintos. Inicialmente, os alunos realizaram uma atividade de “aquecimento” que consistia no desenho de uma criatura original baseada nas características de dois animais distintos. O desenho dessas imagens originais, criadas pelos alunos com recurso a papel e lápis, serviu depois de mote para o debate sobre a existência ou não de criatividade e imaginação na Inteligência Artificial (IA). Após o debate, os alunos assistiram a um pequeno vídeo, publicado na plataforma “Hour of Code”, sobre como funciona a IA e, no final, houve espaço para reflexão sobre “Quem é afinal o dono das imagens generativas?”.
Num segundo momento, as turmas assistiram ao webinar promovido pela ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática) sobre “Inteligência Artificial Generativa” e experimentaram algumas plataformas gratuitas de IA para gerar imagens sobre o Natal. Os resultados foram publicados e partilhados na equipa da disciplina de SPM, na plataforma Teams.
Analisadas as imagens publicadas pelos alunos, concluiu-se que ainda há muito a treinar nos prompts usados para a criação de imagens e vídeos. Mas o primeiro passo está dado – agora é só treinar e aperfeiçoar com o apoio dos professores de Informática.
Estas foram atividades enriquecedoras para todos os alunos que participaram.