jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

DIA MUNDIAL DA FILOSOFIA

     A 16 de novembro, os alunos de Filosofia do AEML assinalaram o dia dedicado pela UNESCO a este saber, integrando-o num ano letivo especial: o da comemoração de 50 anos de liberdade e democracia.

     Para tal, em articulação com a Biblioteca Escolar, contribuíram com “marcadores filosóficos” para a exposição “LIBERDADE: árvore dos pensamentos”, tendo selecionado e ilustrado pensamentos filosóficos de diversos autores, subordinados ao conceito de liberdade, nas suas múltiplas aceções. Como se espera que seja, esta foi uma atividade de reflexão crítica e tomada de consciência da importância da construção e exercício do ser(-se) livre.

     Deixamos o registo de alguns dos pensamentos com que os alunos convidam a Comunidade Escolar a pensar consigo e com… Leon Tolstói (“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.”); Victor Hugo (“Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade”); Simone de Beauvoir  (“Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre.”); Antoine de Saint-Exupéry (“Só conheço uma liberdade, e essa é a liberdade do pensamento.”); John Locke (“Onde não há lei, não há liberdade.”); Friedrich Nietzsche (“Quando se amarra bem o próprio coração e se faz dele um prisioneiro, pode-se permitir ao próprio espírito muitas liberdades.”) …

Carla Carvalho, pelo Grupo de Filosofia
podes gostar também