jornal plural do agrupamento de escolas dr. manuel laranjeira

Dia Europeu das Línguas

Dia Europeu das Línguas

European Day of Languages

Dia Europeo de las lenguas

Journée européenne des langues

Europäischer Tag der Sprachen

“The European Day of Languages reminds us that learning a language is a step towards openness and respect for other cultures.”

                                 Marija Pejčinović Burić, secretária Geral do Conselho da Europa (2023)

 

     No dia 26 de setembro, o AEML celebrou, uma vez mais, o Dia Europeu das Línguas. Sabendo que na Europa existem mais de 225 línguas, este dia tem como objetivo promover o plurilinguismo no continente europeu, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão do património e da diversidade cultural, bem como para a inclusão de TODOS.

     Ao longo da última semana de setembro foram dinamizadas várias atividades nas salas de aula de línguas – Português, Alemão, Inglês, Espanhol e Francês – em articulação com as nossas bibliotecas.

     Sabiam que no nosso agrupamento estudam representantes de mais de 23 nacionalidades? Pois é. Além da língua portuguesa, é possível ouvir o castelhano, o inglês, o francês e o alemão, entre outras línguas. Os alunos de nacionalidade estrangeira foram convidados a preencher um cartão de estudante onde se identificaram e apresentaram a sua bandeira. Estes cartões foram expostos numa árvore, bem no centro do Bloco A da escola sede, passagem da maioria dos alunos, para que todos pudessem “descobrir” e conhecer os seus colegas estrangeiros.

     Além desta árvore, todas as turmas foram convidadas a participar com expressões, frases interessantes ou anedotas, que exprimissem o “charme” de uma língua ou uma citação de uma personalidade famosa que referisse a importância de se aprender uma (ou mais) língua(s) estrangeira(s). E foram muitas as turmas que participaram… com muita cor e com alguma pesquisa, ajudaram a dinamizar e a dar uma outra vida aos espaços das nossas escolas. 

Maria João Marques, professora de Inglês
podes gostar também