O Agrupamento Dr. Manuel Laranjeira respondeu ao repto lançado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, interposto pela Câmara Municipal de Espinho, para que todos os Municípios do País assinalassem o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro), através de uma intervenção de arte urbana para assinalar a desigualdade ainda existente entre mulheres e homens. Desde 2010, este dia é celebrado por centenas de autarquias e de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território português, com vista à promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação.
A iniciativa Os Degraus da Desigualdade fez parte da programação deste evento.
Por iniciativa da professora Paula Melo, com a colaboração dos professores Joana Carvalho e Miguel Topa e ainda com a participação dos alunos de Arte do 12º F1, foi desenvolvido o projeto intitulado “Monstrográfico”, que implicou a construção de peças de comunicação gráfica de grande formato, representando imagens coloridas esboçadas por cima de gráficos contendo dados estatísticos com diversos indicadores sobre a temática da desigualdade entre géneros. Essas imagens, acrescentadas de forma sobreposta aos gráficos, pretenderam reforçar o caráter perverso, imoral, grotesco da realidade que tal informação revela – daí a designação “Monstrográfico”.
A sua execução teve início na sala de aula, num trabalho coletivo de exploração de ideias, e foi concluída em evento público patrocinado pela câmara de Espinho junto aos paços do concelho, na praça Dr. José Salvador, com a participação dos alunos que finalizaram os painéis.
Com esta iniciativa, esperamos ter dado um contributo forte para a sensibilização e mobilização de todos os cidadãos no combate a estas e a todas as outras formas de discriminação.
Paula Melo, Joana Carvalho e Miguel Topa, professores de Artes Visuais