Árvores de Natal com muita Química e muita Matemática
Este ano, as aulas estenderam-se quase até ao Natal. Os semestres vieram introduzir uma nova dinâmica nas atividades letivas e, para comemorar a época natalícia, os alunos do 9º B, nas disciplinas de Matemática e de Físico – Química, nas últimas aulas antes do Natal, construíram Árvores de Natal originais.
Na disciplina de Matemática, usando a técnica oriental do Kirigami (arte de cortar o papel dobrado), os alunos transformaram folhas de papel coloridas em belas árvores de Natal para a decoração da sala de aula. Esta técnica oriental permite desenvolver a destreza manual e a coordenação, assim como a concentração e a organização. Foi uma forma divertida de ensinar os alunos a desenvolverem estas destrezas, assim como a estimular a criatividade.
Na disciplina de Físico – Química, os alunos construíram várias árvores de Natal no laboratório de Química. A decoração destas árvores foi feita com recurso a material simples de laboratório: suportes universais, nozes, garras e material de vidro como pequenos balões de fundo redondo, e balões de Erlenmeyer, ou, dito de uma forma mais simples, matrazes.
Para dar cor às árvores, usamos água com corantes alimentares. No fim, colocamos uma estrela de cartolina no cimo de cada uma.
Ficaram espetaculares as nossas árvores de Natal!